PingPong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

PingPong (em hebraico: פינג פונג) é um grupo israelita/israelense que representou Israel no Festival Eurovisão da Canção 2000, com a canção "Sameach" (em hebraico: שמח, lit. "feliz").

Os membros do grupo eram Guy Asif, Ahal Eden, Roy Arad e Yifat Giladi. O grupo lançou um álbum, Between Moral and Fashion, (2000, Hed Arzi), com canções como "Burger Ranch" (uma referência a uma cadeia de fast food de Israel ), "I Got a Lover in Givati" e "Mr. Israel". Este álbum vendeu apenas 1000 cópias.

O seu sucesso "Sameach" foi admitido no Festival Eurovisão da Canção 2000. A canção terminou em 22.º lugar (entre 24 participantes), tendo recebido um total de 7 pontos. A letra da canção faz menção a um homem de Damasco que namora uma menina israelita. O grupo foi desaprovado pela Autoridade de Radiodifusão de Israel depois de agitar a bandeira da Síria durante o ensaio e o clipe da música. [1]. Eles se recusaram a voltar atrás com o desempenho na final e voltou a tirar a bandeira ao vivo, como planeado, tudo para promover a paz israelo-síria[1] Ehud Barak estava negociando a paz com a Os membros do grupo também visitaram um centro comunitário da Síria em Estocolmo, onde onde teve lugar o Festival Eurovisão da Canção desse ano. O grupo era a preferida da NME para ganhar o concurso.

Em 2006, um documentário chamado " Sipur Sameach" [3, que retrata a viagem do grupo até à Suécia, foi lançado em DVD. O documentário foi realizado pelo cineasta Alon Weinstock.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. [ Indignado Israel renega a sua canção para a Eurovisão, The Guardian, 12 de maio de 2000]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Prêmios e realizações
Precedido por
Eden
com"Yom Huledet (Happy Birthday)"
Israel no Festival Eurovisão da Canção
2000
Sucedido por
Tal Sondak
com "En Davar"
Este artigo sobre uma banda ou grupo musical de Israel é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.