Ponte Latina (Sarajevo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ponte Latina - 2014
Ponte Latina - 2005

Latin Bridge (Bósnio: Latinska ćuprija, chamada Principov most - "Princip Bridge" na era Iugoslávia) é uma ponte histórica sobre o rio Miljacka em Sarajevo, Bósnia e Herzegovina. No extremo norte da ponte ocorreu o Assassinato de Sarajevo, quando o Francisco Fernando da Áustria-Hungria foi assassinado pelo sérvio Gavrilo Princip em 1914, no casus belli da Primeira Grande Guerra.

História[editar | editar código-fonte]

Ponte Latina - 1913

Considerando a data de sua fundação, a ponte Latina é a mais antiga dentre as pontes preservadas de Sarajevo. O Censo do Sanjak da Província Bósnia do Império Otomano de 1541 menciona essa ponte em seu inventário, tendo sido feita por um artesão de couro de nome Hussein, filho de Sirmerd. Essa primeira ponte parece ter sido feita de madeira, pois os relatos da corte datados de 1565 testemunhavam que a ponte de pedra fora ali construída por um eminente cidadão de Sarajevo de nome Ali-Aini Bey. Uma terrível inundação em 15 de novembro de 1791 danificou muito a ponte e sua reconstrução foi financiada pelo mercador Abdullah-aga Briga. Alguém teria dito que o ano em que foi reconstruída pode ser obtido pelos valores numéricos da palavra Briga (ponte) é 1213, o qual no Calendário islâmico equivale ao ano da reconstrução 1798/99 (FactDate Maio 2008).

Construção[editar | editar código-fonte]

A ponte tem quatro arcos e repousa sobre três grandes e fortes pilares e os diques das margens. É feita em pedra e gipsita e os dois “Olhos” de alívio de pressão das colunas são tão característicos que estão no brasão da cidade de Sarajevo. Devido ao grande tráfego de veículos durante o domínio pelo Império Austro-Húngaro, uma pavimentação com placas lhe foi adicionada (FactDate Maio 2008).

Assassinato[editar | editar código-fonte]

Placa moderna marca o local do assassinato

Nas proximidades da ‘’Ponte Latina’’, em 28 de junho de 1914 na esquina da passagem da margem direita do Miljacka para uma rua, o estudante Sérvio Gavrilo Princip disparou sobre o herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, o Arquiduque Francisco Ferdinando e em sua esposa Sofia, Duquesa de Hohenberg, matando ambos. Isso foi a causa imediata da Primeira Grande Guerra. A ponte Latina foi renomeada de ponte ‘’Princip’’durante o período da Iugoslávia, mas voltou a ter o nome de Ponte Latina ao final da Guerra Civil Iugoslava.

Mapa mostra o local do assassinato do Arquiduque, em relação à ponte

43° 51′ N 18° 25′ E