Ponte de espaguete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma ponte de espaguete

Uma ponte de espaguete é uma pequena maquete de ponte (modelo arquitetônico) feita de espaguete ou outra massa de macarrão duro, seco e reto. As pontes são construídas com propósitos experimentais e competitivos. O objetivo é normalmente construir uma ponte com uma quantidade especificada de material sobre um vão específico, capaz de sustentar uma carga. Em competições, a ponte que sustenta a maior carga por um curto período de tempo é a vencedora.[1] Diversas competições ocorrem no planeta, normalmente organizadas por escolas, colégios e universidades.

Concurso peso pesado[editar | editar código-fonte]

Esta competição anual, realizada no Okanagan College na Colúmbia Britânica, iniciou em 1983. O vencedor de 2009 foi a equipe de Norbert Pozsonyi e Aliz Totivan da Universidade István Széchenyi de Gyor, na Hungria. Eles receberam $ 1.500 com uma ponte de 982 gramas que suportou 443,58 kg. O segundo lugar foi conquistado por Brendon Syryda e Tyler Pearson do Okanagan College, com uma ponte de 982 gramas que suportou 98,71 kg.[2] A competição é aberta a qualquer pessoa, contudo as regras estabelecem que os participantes devem ser alunos do ensino médio integral ou alunos de graduação.

Competições[editar | editar código-fonte]

Spaghetti bridge 2.jpg

Competições de construção de pontes de espaguete ocorrem em diversos lugares, dentre eles:

Referências

  1. Karweit, Michael (2009). Spaghetti Bridge. What is Engineering? (course syllabus). Johns Hopkins University, Whiting School of Engineering. Arquivado do original em May 17, 2008.
  2. Spaghetti Bridge Contest History: Heavyweight. Spaghetti Bridge Contest. Okanagan College (2009). Arquivado do original em December 12, 2009.
  3. Normas do IV Concurso de Estruturas de Espaguete da URI Erechim, 2012

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]