Ponte de espaguete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Uma ponte de espaguete

Uma ponte de espaguete é uma pequena maquete de ponte (modelo arquitetônico) feita de espaguete ou outra massa de macarrão duro, seco e reto. As pontes são construídas com propósitos experimentais e competitivos. O objetivo é normalmente construir uma ponte com uma quantidade especificada de material sobre um vão específico, capaz de sustentar uma carga. Em competições, a ponte que sustenta a maior carga por um curto período de tempo é a vencedora.[1] Diversas competições ocorrem no planeta, normalmente organizadas por escolas, colégios e universidades.

Concurso peso pesado[editar | editar código-fonte]

Esta competição anual, realizada no Okanagan College na Colúmbia Britânica, iniciou em 1983. O vencedor de 2009 foi a equipe de Norbert Pozsonyi e Aliz Totivan da Universidade István Széchenyi de Gyor, na Hungria. Eles receberam $ 1.500 com uma ponte de 982 gramas que suportou 443,58 kg. O segundo lugar foi conquistado por Brendon Syryda e Tyler Pearson do Okanagan College, com uma ponte de 982 gramas que suportou 98,71 kg.[2] A competição é aberta a qualquer pessoa, contudo as regras estabelecem que os participantes devem ser alunos do ensino médio integral ou alunos de graduação.

Competições[editar | editar código-fonte]

Spaghetti bridge 2.jpg

Competições de construção de pontes de espaguete ocorrem em diversos lugares, dentre eles:

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]