Portal:Argélia/Artigo selecionado/3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é uma lista dos chefes de Estado da Argélia desde que o país conquistou a independência em 1962, no final da Guerra da Argélia.

Segundo o Programa de Trípoli, que serviu como constituição da Argélia quando esta tornou-se independente da França, ficou estabelecido que o presidente seria o chefe de estado do país, enquanto um primeiro-ministro assumiria a função de chefe de governo. Manobras políticas internas resultaram em uma nova constituição em 1963, que aboliu o cargo de primeiro-ministro e concentrou os poderes no presidente.

Durante as primeiras quatro décadas, o governo foi controlado por um governo de partido único, a FLN, e a presidência foi ocupada por uma sucessão de ditadores oriundos do partido: Ahmed Ben Bella, Houari Boumédiène e Chadli Bendjedid. No fim da década de 1980, houve uma liberalização do regime, e outros partidos surgiram.

Entretanto, quando a Frente Islâmica de Salvação venceu as eleições de 1991, os militares forçaram Chadli Bendjedid a dissolver o parlamento e a renunciar em 11 de janeiro de 1992. Os militares tomaram o poder e estabeleceram um Alto Conselho de Estado com 5 membros, que indicou Muhammad Boudiaf como presidente para ocupar o poder durante um período de transição de três anos até novas eleições. Boudiaf, porém, foi assassinado, e sucedido por Ali Kafi, enquanto o país mergulhava numa guerra civil. Kafi foi substituído em 1994 por Liamine Zéroual, que convocou eleições e as ganhou em 1995. Ele convocou novas eleições em 1999, que foram vencidas por Abdelaziz Bouteflika, atual presidente.