Portal:Enxadrismo/Artigo selecionado/13

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A origem do xadrez é controversa e o que pode-se afirmar com relativa certeza é que foi inventado na Ásia. Atualmente, a versão mais aceita e amplamente difundida é de que surgiu na Índia com o nome de chaturanga, sendo então disseminado para a China, Rússia, Pérsia e Europa onde atingiu as regras atuais. Estudos recentes indicam que origem do jogo possa ter sido na China ou na região do Uzbequistão, enquanto outras mais polêmicas indicam a Grécia ou o Egito antigo.

Um dos primeiros registros literários surgiu no poema persa Karnamak-i-Artakhshatr-i-Papakan escrito no século VI, e a partir deste ponto sua evolução é melhor documentada sendo amplamente aceita no meio acadêmico. Após a conquista da Pérsia pelos árabes, estes assimilaram o jogo e o difundiram através do ocidente levando-o ao norte da África e Europa nas atuais Espanha e Itália por volta do século X, de onde se expandiu para o resto do continente até a região da Escandinávia e Islândia. No oriente, o xadrez se expandiu da sua versão chinesa, o Xiangqi para a Coreia e Japão também no século X.

Por volta do século XV o jogo estava amplamente difundido pelo velho continente e dentre as variantes existentes a europeia se destacou mais devido a versatilidade e rapidez proporcionadas pela inclusão da Dama e Bispo. Apesar de já existirem literaturas anteriores na época, foi neste período que começaram a surgir as primeiras análises de aberturas em virtude das novas possibilidades do jogo.

Mais artigos selecionados Leia mais...