Portal:Finlândia/Biografia selecionada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Biografia selecionada


Santo Henrique de Upsália (Pyhä Henrik ou piispa Henrik em finlandês, Biskop Henrik ou Sankt Henrik em sueco, Henricus em latim; morreu supostamente em 20 de janeiro de 1156 ) foi um clérigo medieval inglês. Ele foi para a Suécia com o Cardeal Nicholas Breakspeare em 1153 e, provavelmente, foi designado para ser arcebispo de Upsália, mas a província eclesiástica independente da Suécia só pôde ser estabelecida em 1164, após a guerra civil acabar, e Henrique foi enviado para organizar a Igreja na Finlândia, onde os cristãos já existiam há pelo menos dois séculos. De acordo com os relatos, ele entrou na Finlândia junto com o rei Santo Érico da Suécia e morreu como mártir, tornando-se uma figura central para a Igreja Católica local. No entanto, a autenticidade dos relatos de sua vida, ministério e morte são por vezes contestados.

Junto com seu suposto assassino, Lalli, Henrique continua sendo uma das pessoas mais conhecidas do princípio da história da Finlândia. Sua festa é celebrada pela Igreja Católica da Finlândia, além de ser comemorada em várias denominações protestantes, como as igrejas de orientação anglicana.




Kimi-Matias Räikkönen (Espoo, 17 de outubro de 1979) é um automobilista finlandês, que pilota pela equipe Ferrari na Fórmula 1. Räikkönen entrou na Fórmula 1 como piloto regular para a equipe Sauber-Petronas em 2001. Tendo apenas em categorias bem iniciantes de monopostos, recebeu sua superlicença da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) após uma promessa de entrega de desempenho feita pelo seu chefe, Peter Sauber.Mudou para a McLaren Mercedes em 2002, e se tornou competitivo ao título ao terminar as temporadas de 2003 e 2005 como vice-campeão, atrás de Michael Schumacher e Fernando Alonso, respectivamente. As temporadas de Räikkönen de 2003 e 2005 foram marcadas por várias falhas de consistência das suas McLaren.

Räikkönen mudou para a Ferrari em 2007, se tornando o piloto mais bem pago da história do automobilismo com um salário estimado em US$51 milhões por ano. Sua mudança para a Ferrari seguiu com a conquista do seu primeiro Campeonato Mundial de Fórmula 1, vencendo os pilotos da McLaren Lewis Hamilton e Fernando Alonso por um ponto, e também se tornando um dos pouquíssimos pilotos a vencer uma primeira temporada na Ferrari.




Johan Julius Christian Sibelius, conhecido como Jean Sibelius (Hämeenlinna, 8 de dezembro de 1865Järvenpää, 20 de setembro de 1957), foi um compositor finlandês de música erudita, e um dos mais populares compositores do fim do século XIX e início do XX. Sua música também teve importante papel na formação da identidade nacional finlandesa.

Considerado um artista excepcional na Finlândia, desempenhou um papel decisivo no final do século XIX e início do século XX na criação de seu próprio estilo musical dentro do gênero. Sobre o valor de sua obra, muitas posições são encontradas: enquanto o crítico e teórico alemão Theodor Adorno o considerou um compositor amador e antiquado, o compositor húngaro Béla Bartók o coloca entre os grandes autores de sua época.




Portal:Finlândia/Biografia selecionada/4