Portal:Geórgia/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Armoiries de la Géorgie
Armoiries de la Géorgie
La Géorgie, entre Europe et Asie
La Géorgie, entre Europe et Asie
Drapeau de la République de Géorgie
Drapeau de la République de Géorgie

A Geórgia é uma pequena república do Cáucaso localizada na fronteira entre Europa e Ásia. Limita a norte e a leste com a Rússia, a leste e a sul com o Azerbaijão, a sul com a Arménia e a Turquia e a oeste com o mar Negro. Sua capital é Tiblíssi, também conhecida em português como Tíflis.

No início do século XIX, a Rússia anexa Geórgia e coloca-a em sua órbita imperial. A Geórgia recuperou a sua independência apenas em 1918, em uma época como uma república efêmera que foi assolada pelas forças bolcheviques em 1921. A Rússia, em seguida, transformou-se na União Soviética, incluindo a Geórgia como uma das suas 15 repúblicas. Em 1991, o país recuperou sua soberania em meio a uma grande turbulência. A presidência pró-russa de Eduard Shevardnadze durou quase dez anos e a chegada ao poder de Mikhail Saakashvili em 2004 abriu uma nova era de reformas e democracia na Geórgia, a chamada Revolução Rosa.

Dada a sua posição estratégica (entre a Europa e a Ásia), a Geórgia foi muitas vezes o coração dos conflitos geopolíticos das superpotências. Assim, desde 2004, este país tenta aproximar-se dos Estados Unidos e da União Europeia, enquanto a Rússia, ansiosa para recuperar sua influência sobre a Geórgia, apoia a independência da Abcásia e da Ossétia do Sul que representam um terço do seu território. A guerra relâmpago em agosto de 2008 também opôs os dois países.

Considerada uma nação transcontinental, a Geórgia é membro do Conselho da Europa desde 27 de abril de 1999. O país se integrou à Comunidade de Estados Independentes em 1994, mas o seu parlamento aprovou por unanimidade em 14 de agosto de 2008 a sua saída da comunidade, devido ao apoio militar russo às causas de independência da Abecásia e da Ossétia do Sul.