Portal:Rússia/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira da Rússia
Brasão de armas da Rússia

A Rússia (em russo: Росси́я, Rossia), Federação Russa ou ainda Federação da Rússia (em russo Росси́йская Федера́ция, Rossiiskaia Federátsia), é uma nação transcontinental cujo território ocupa uma vasta área da Ásia e da Europa. A Rússia é territorialmente o maior país do mundo pois tem a maior área total - 17.125.407 km². Em termos populacionais, o país tem a oitava maior população do mundo, com mais de 146 milhões de habitantes mas apresenta uma baixa densidade populacional.

A Rússia faz fronteira com catorze países (seguindo o sentido contrário dos ponteiros do relógio a partir do ponto mais a norte): a Noruega (167 km), a Finlândia (1313 km), a Estônia (294 km), a Letônia (217 km), a Bielorrússia (959 km), a Lituânia (227 km através do exclave de Kaliningrado), a Polónia (206 km também através do exclave de Kaliningrado), a Ucrânia (1576 km), a Abcásia, a Geórgia (723 km), Ossétia do Sul, o Azerbaijão (284 km), o Cazaquistão (6846 km), a China (3645 km), a Mongólia (3441 km) e a Coreia do Norte (19 km) totalizando 19533 km de fronteiras terrestes.

A Rússia ainda possui, além da porção metropolitana continental, o exclave de Kaliningrado, na zona do mar Báltico, e uma série de ilhas e arquipélagos árcticos, entre os quais os mais importantes são a Terra de Francisco José, as ilhas da Nova Zembla, a ilha de Kolguev, o arquipélago da Terra do Norte, as ilhas da Nova Sibéria e a ilha de Wrangell. Inclui também várias ilhas e arquipélagos no Extremo Oriente, em particular a ilha Sacalina, as ilhas Curilas e as Ilhas Comandante.

A capital da federação é a cidade de Moscovo (ou Moscou em português brasileiro).

O país possui uma história longa e marcante que influenciou o destino do mundo e serviu de referência a escritores, compositores musicais, e, recentemente, realizadores de cinema.

Economia rica e em constante crescimento, a Rússia faz parte do G8 e é umas das principais fornecedoras de energia para a Europa, nomeadamente, a Ucrânia, a Polónia e a Bielorrússia.