Profecia de Hitler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wochenspruch der NSDAP, exibido de 7 a 13 de setembro de 1941, cita o discurso de Hitler de 30 de janeiro de 1939.[1][2] (Omite "a bolchevização da terra e, portanto".)

Durante um discurso no Reichstag em 30 de janeiro de 1939, Adolf Hitler previu "a aniquilação da raça judaica na Europa":

Se as finanças internacionais judaicas dentro e fora da Europa conseguirem mergulhar as nações mais uma vez em uma guerra mundial, o resultado não será a bolchevização da terra e, portanto, a vitória dos judeus, mas a aniquilação da raça judaica na Europa.

Essas palavras foram semelhantes aos comentários que Hitler havia feito anteriormente a políticos estrangeiros em reuniões privadas após o pogrom da Noite dos Cristais em novembro de 1938. O discurso foi feito no contexto das tentativas nazistas de aumentar a emigração judaica da Alemanha, antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial em setembro de 1939.

Alusões à profecia de Hitler por líderes nazistas e na propaganda nazista eram comuns a partir de 30 de janeiro de 1941, quando Hitler a mencionou novamente em um discurso. A profecia ganhou um novo significado com a invasão da União Soviética em junho de 1941 e a declaração de guerra contra os Estados Unidos em dezembro, ambas as quais facilitaram uma aceleração do sistemático assassinato em massa de judeus. No final de 1941, o propagandista nazista Joseph Goebbels afirmou que a profecia estava sendo cumprida enquanto justificava a deportação em massa de judeus da Alemanha. Em 30 de setembro de 1942, Hitler fez referência à profecia em outro discurso, que foi adaptado para uma edição de novembro da Parole der Woche intitulada They Will Stop Laughing!!! (lit. "Eles vão parar de rir!!!") Hitler continuou a invocar a profecia quando a guerra foi contra a Alemanha e fez referência a ela em sua última vontade e testamento. Frequentemente usada por líderes nazistas ao aludir ao assassinato sistemático de judeus, a profecia tornou-se um leitmotiv da solução final e talvez seja a frase mais conhecida dos discursos de Hitler.

O significado histórico da profecia é debatido entre as escolas de funcionalismo e intencionalismo: os intencionalistas veem isso como uma prova do plano mestre desenvolvido anteriormente por Hitler para sistematicamente assassinar os judeus europeus, enquanto os funcionalistas argumentam que "aniquilação" não foi concebido ou entendido como significando assassinato em massa, pelo menos inicialmente. A profecia é citada por historiadores como um exemplo da crença nazista em uma conspiração judaica internacional que supostamente iniciou a guerra. Apesar de sua imprecisão — a profecia não explica como a "aniquilação" acontecerá — também é citado como evidência de que os alemães estavam cientes que os judeus estavam sendo exterminados.

Referências

  1. Jersak 2008, p. 359.
  2. Kershaw 2001, p. 697.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

Capítulos de livros[editar | editar código-fonte]

Artigos de jornal[editar | editar código-fonte]

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • Kershaw, Ian (2006). «Hitler's prophecy and the 'Final Solution'». In: Zimmermann, Moshe. On Germans and Jews under the Nazi regime: essays by three generations of historians: a festschrift in honor of Otto Dov Kulka (em inglês). [S.l.]: Hebrew University Magnes Press. pp. 49–66. ISBN 978-965-493-254-7 
  • Sauer, Christoph (2013) [1998]. Der aufdringliche Text: Sprachpolitik und NS-Ideologie in der "Deutschen Zeitung in den Niederlanden" [The intrusive text: language policy and Nazi ideology in the Deutschen Zeitung in den Niederlanden] (em alemão). [S.l.]: Springer-Verlag. ISBN 978-3-663-08347-4