Pune

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pune
Imagem de Pune
Imagem de Pune
Pune está localizado em: Índia
Pune
Localização de Pune na Índia
18° 31' 13" N 73° 51' 24" E
País  Índia
Estado Maharashtra
Área
 - Total 700 km²
Altitude 560 m (1 837 pés)
População (2011)
 - Total 3 115 431
    • Densidade 7214 /km²/km2 

Pune ou Poona (em marata: पुणे) é uma cidade do estado de Maharashtra, na Índia. É um centro cultural, administrativo e industrial. Tem cerca de 3 115 000 habitantes. Foi a capital dos maratas nos séculos XVII e XVIII.

Atualmente, é famosa entre os estrangeiros pelos centros de meditação e de formação em terapias.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

O nome "Pune" (ou "Poona") deriva de Punya Nagary, que, traduzido do sânscrito, significa "Cidade da virtude". A mais antiga referência a este nome é de uma placa de cobre Rashtrakuta datado de 937. Na época, a cidade era conhecida como "Punya-Vishaya" ou "Punak Vishaya". Por volta do século XIII, ela passou a ser conhecida como "Kasbe Pune" ou "Punavadi". Embora o nome da cidade seja por vezes transcrito como Poona em inglês, uma prática muito comum durante o Raj britânico, a ortografia "Pune" tem agora tornado-se padrão. Pune também é referida como a "capital indiana dos estudantes", por conta de uma população juvenil enorme estar aqui, principalmente de estudantes em diversas universidades e institutos.

História[editar | editar código-fonte]

Idade antiga e medieval[editar | editar código-fonte]

Placas de cobre datadas de 758 e 768 mostram que, por volta do século VIII, um assentamento agrícola conhecido como Punaka existiu onde hoje é Pune. As placas indicam que esta região era governada pelos Rashtrakutas. O complexo Pataleshwar também foi construído durante essa época.

Pune era uma parte do império do Yadava Deogiri a partir do século IX para 1327. Posteriormente, foi governado pelos sultões Nizamshahi, até que foi anexada pelo Império Mughal no século XVII. Em 1595, Maloji Bhosale foi nomeado Jahagirdar de Pune e Supe pelo mogóis.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Pune fica a 560 metros acima do nível do mar, na margem ocidental do planalto do Decão. Ele está situado no lado de sotavento da serra Sahyadri (os Gates Ocidentais), que a separam do mar da Arábia. É uma cidade relativamente montanhosa, com sua mais alta colina, Vetal Hill, 800 metros acima do nível do mar. Fora da cidade, o forte Sinhagad está localizado a uma altura de 1 300 metros.

Pune Central está localizada na confluência dos rios Mula e Mutha. Os rios Pavana e Indrayani, afluentes do rio Bhima, percorrem a periferia noroeste de Pune metropolitana. Pune fica muito perto da zona sísmica ativa em torno Koyna Dam, cerca de 100 km ao sul da cidade e foi classificado na zona 4 (numa escala de 2 a 5, sendo o 5 mais propenso a terremotos) pelo Departamento de Organização Meteorológica da Índia. Pune tem registrado alguns terremotos de intensidade moderada e muitos terremotos de baixa intensidade em sua história. Apesar de terem ocorrido grandes terremotos em Pune, um sismo de magnitude 3,2 ocorreu na região de Katraj, perto de Pune, em 17 de maio de 2004.

Uma rua de Pune
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.