Jaipur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jaipur
Skyline of Jaipur, India.
Visto do topo: Jal Mahal,Templo de Narayan , Albert Hall, Hawa Mahal, Jantar Mantar
India-locator-map-blank.svg
Red pog.svg

Jaipur

Estado
 - Distrito(s)
Rajasthan
 - Jaipur
Coordenadas 26.9260° N 75.8235° E
Área
 - Elevação
200.4 km²
 - 431 m
Fuso horário IST (UTC+5:30)
População (2009)
 - Densidade
3210570
 - {{{population_density}}}/km²
Prefeito Jyoti Khandelwal
Códigos
 - Código postal
 - Telephone
 - Matrículas
 
 - 3020 xx
 - +0141
 - RJ-14
Site: www.jaipur.nic.in


Foto do Hawa Mahal (também conhecido como Palácio dos Ventos), em Jaipur

Jaipur (Rajastani: जयपुर [dʒʌeɪ.pʊər]) é uma cidade da Índia, capital e maior cidade do estado do Rajastão. Durante o domínio britânico na Índia, Jaipur foi a capital do estado principesco de Jaipur. Tem cerca de 2.46 milhões de habitantes e foi fundada em 18 de novembro de 1728 pelo Marajá Sawai Jai Singh II, o governante de Amber, e é conhecida como "A cidade rosa", já que em 1876 o seu marajá mandou pintá-la dessa cor, para a visita do Príncipe de Gales. Desde então a cidade é regularmente pintada.

Jaipur é a primeira cidade planejada da Índia, localizada nas terras semi-deserto de Rajastão. A cidade que outrora tinha sido a capital da realeza, conhecida como a Cidade dos marajás, é hoje a capital do Rajastão. A própria estrutura de Jaipur lembra o sabor dos Rajputs e das famílias reais. Atualmente, Jaipur é um importante centro de negócios com todos os requisitos de uma cidade metropolitana.

No final de março, as procissões de elefantes anunciam a Holi, a festa da Primavera. Na cidade, homens desfilam de turbante e mulheres desfilam trajando sáris de cores cintilantese coloridas. A cidade é notável entre as cidades pré-modernas da Índia em razão da largura e regularidade de suas ruas, que são definidos em seis setores separados por ruas largas de 34 m de largura e é sede da cultura dos Rajputs (uma etnia de guerreiros).

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jaipur
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.