Rabdomiólise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde setembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rabdomiólise
Modelo da mioglobina, uma proteína relacionada com a lesão renal da rabdomiólise.
Classificação e recursos externos
CID-10 M62.8, T79.6
CID-9 728.88
DiseasesDB 11472
MedlinePlus 000473
eMedicine ped/2003 emerg/508
MeSH D012206
Star of life caution.svg Aviso médico

Rabdomiólise é a quebra (lise) rápida de músculo esquelético (rabdomio) devido à lesão no tecido muscular. A lesão muscular pode ser causada por fatores físicos, químicos ou biológicos. A destruição do músculo leva à liberação de produtos das células musculares na corrente sanguínea; alguns dos quais, como a mioglobina (uma proteína), são lesivos para os rins, podendo causar insuficiência renal aguda. O tratamento se dá com fluidos intravenosos e diálise ou hemofiltração se necessários.

A rabdomiólise e suas complicações são problemas encontrados em pessoas que sofrem lesões em desastres como terremotos e bombardeios. Ou em usuários da droga crack. A doença e seus mecanismos foram elucidados pela primeira vez na Blitzkrieg de Londres em 1941. O exercício físico extenuante, realizado em condições de muito calor e alta umidade em pessoas com hidratação inadequada também estão sujeitos a rabdomiólise. (1)l

Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

Uma rabdomiólise branda pode ser comprovada somente através de valores aumentados no plasma sanguíneo de enzimas, que normamente existem nos músculos. Elas são a creatina quinase, mioglobina e a lactato desidrogenase (LDH). A urina se torna vermelho-marrom na presença de valores altos de mioglobina através da liberação de mioglobina através dos rins (mioglobinúria).

Rabdomiólises mais graves podem ser também clinicamente reconhecidas. A rabdomiólise é conhecida também por creatina muscular.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Não existe um tratamento para a causa. No entanto a rabdomiólise se desenvolve geralmente em um longo período de tempo, podendo ser revertida com a interrupção dos fatores causadores.

Para impedir uma lesão dos rins, é necessária uma diurese forçada. Nela os pacientes são infusionados mais litros de líquidos e a urina estimulada através de Diurético da ansa. Isso tem como intenção acelerar a excreção da mioglobina e ao mesmo tempo diluir a mioglobina na urina.

1- http://www.marcosbritto.com/2011/04/dores-musculares-rabdomiolise.html