Ram Narayan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ram Narayan
Ram Narayan 2009 crop.jpg
Narayan em 2009
Informação geral
Nascimento 25 de Dezembro de 1927 (86 anos)
Udaipur, Índia britânica
Gênero(s) Música da Índia
Instrumento(s) sarangi
Período em atividade 1944 – atualmente
Página oficial Pandit Ram Narayan

Ram Narayan (hindi: राम नारायण; IAST: Rām Nārāyaṇ) (Udaipur, 25 de Dezembro de 1927), comumente nomeado com o título de pandit, é um músico indiano, considerado virtuoso na sarangi. Ele popularizou o instrumento na música clássica da Índia. Ele foi o primeiro instrumentista do sarangi que chegou a ser conhecido mundialmente.

Narayan nasceu em Udaipur e aprendeu a tocar o sarangi como adolescente. Estudou com outros cantores, assim que músicos que tocavam o sarangi. Como adolescente trabalho como um instrutor de músico. Trabalhou como acompanhista para vocalistas na All India Radio, em Lahore, em 1944. Mudou-se para Delhi depois da separação da Índia em 1947, e começou a querer ir para além do acompanhamento. Frustrado com as limitações do papel de acompanhamento, em 1949 viajou para Mumbai para trabalhar no cinema da Índia.

Depois de não ter suceso em 1954, Narayan consiguiu començar uma carreira solo em 1956, e depois parou de tocar como acompanhista. Começou a gravar álbuns solo e fazer turnês na Ámerica e na Europa nos anos sessenta. Narayan ensinou estudantes da Índia e outros países, e deu concertos em muitos lugares no mundo até depois de 2000. Recebeu o Padma Vibhushan.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Ram Narayan
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.