Reagente químico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Erro de citação: Código <ref> inválido; refs sem parâmetro de nome devem possuir conteúdo a elas associado

Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Um reagente químico ou reativo químico é uma espécie química usada numa reação química. Implica geralmente numa substância química que é adicionado com a finalidade de provocar um fenômeno químico. As Substancias inicialmente presentes num sistema e que se transformam em outras devido a ocorrência de uma reação química são denominadas reagentes. E as novas substancias produzidas são chamadas produtos.

Por exemplo, o ácido clorídrico é um reagente químico que provoca a liberação de CO2 do carbonato de cálcio:

2 HCl + CaCO3 CaCl2 + H2O + CO2

Similarmente, o ácido clorídrico é um reagente químico que reage com o zinco produzindo gás hidrogênios, sendo o hidrogênio proveniente do ácido:

2 HCl + Zn ZnCl2 + H2

Na reação representada abaixo o sal (NaCl) e o nitrato de prata (AgNO3) são os reagentes e o nitratuo de sódio (NaNO3) juntamente com o cloreto de prata (AgCl) são os produtos da reação.

NaCl + AgNO3 NaNO3 + AgCl

Classificar alguns dos produtos químicos envolvidos numa reação química como um “reagente” é na maioria das vezes uma questão de convenção ou perspectiva.

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.