Rede Latino-Americana de Film Commission

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Rede Latino-Americana de Film Commission (em inglês, LAFCN - Latin American Film Commission Network) é uma entidade que congrega as comissões fílmicas da América Latina[1][2].

Atualmente, a rede reúne film commissions da Argentina, Brasil, cujos membros são a Rede Brasileira de Film Commissions, a Rio Film Commission e a São Paulo Film Commission, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Panamá e México. Seu objetivo institucional é promover esses escritórios para fomento de novos negócios da indústria audiovisual latino-americana no mundo.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A organização foi criada em 2010, , em Florianópolis, durante a 14ª edição do festival Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), por iniciativa da Associação Brasileira de Film Commissions (Abrafic) e da Buenos Aires Comisión de Filmaciones (Argentina)[3]. O segundo encontro aconteceu em São Paulo, em 2011, e o terceiro, também em 2011, foi em Buenos Aires, durante o festival de cinema Ventana Sur[4][5].

Na reunião de Buenos Aires, os representantes de 13 comissões fixaram o objetivo de estabelecer um marco legal para a entidade e formalizar a sua fundação num encontro a ser realizado em Montevidéu[6].

Referências

  1. Encontro fortalece laços das film commissions da América Latina. Rio Film Commission, 5 de dezembro de 2011
  2. Latin American film commissions team up. The Hollywood Reporter, 24 de junho de 2010 (em inglês)
  3. Encontro inédito das Film Commissions da América Latina acontece no 14º FAM em Florianópolis. Prefeitura Municipal de Florianópolis, 8 de junho de 2010
  4. FAM lança comissão fílmica latino-americana. LaLatina, 17 de junho de 2010
  5. Entrevista: Silvia Echeverri, diretora da Comissão Fílmica Colombiana. LaLatina, 6 de setembro de 2011
  6. Ventana Sur 2011: La Red Latinoamericana de Film Commissions busca su marco legal. LatAm Cinema, 7 de dezembro de 2011 (em espanhol)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]