Região paleotropical

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Reino Paleotropical. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Reino Paleotropical|{{subst:DATA}}}}.
Florenreiche.jpg

Em biogeografia denomina-se de paleotropical a região tropical que compreende três sub-regiões:

O biorreino paleotropical (Paleotropis) é o maior, em termos de extensão territorial e em quantidade de espécies. Podemos ressaltar que existem famílias que são comuns com o Reino Neotropical (Neotropis), sendo assim podemos considerá-las pan-tropicais (lembrando que as duas áreas encontravam-se unidas em um tempo geológico remoto). (Mueler, 1980).

No que tange à relações entre as sub-regiões do biorreino paleotropical há de se enfatizar que, até o início do período Cenozoico, havia uma ponte intercontinental que interligava a África ao subcontinente indiano permitindo, assim, a migração de espécies entre essas duas regiões.

Ícone de esboço Este artigo sobre ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.