Deserto do Namibe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Duna 7, no Deserto do Namibe, a maior duna de areia no mundo, com cerca de 383  metros.

O Deserto do Namibe é um vasto deserto que vai da costa sul da Namíbia até a costa sudoeste de Angola e faz parte do Namib-Naukluft National Park, a maior reserva de caça de África [1] .

O nome namib tem a sua origem numa das línguas san locais, o khoekhoegowab, e significa "lugar vasto", o que faz jus à realidade, já que de facto o deserto ocupa uma área de cerca de 80 900 km² [2] , estendendo-se por 1.600 km ao longo do litoral atlântico do sul de Angola até o sul da Namíbia.

Já na sua largura leste-oeste, o deserto varia de 50 a 180 km.

Características[editar | editar código-fonte]

quente com altas temperaturas em que o ser vivo só pode andar com roupas claras fazendo com que há uma menor refletividade do sol.Assim não prejudicando a saúde de quem passa por lá.

Flora e fauna[editar | editar código-fonte]

Entre as plantas existentes no Namibe, sobressai a Welwitschia mirabilis, que pode viver mais de cem anos, e cujas folhas absorvem a humidade do ar [3] .

Entre os animais, destacam-se a cobra-do-deserto, o elefante-africano, o inseparável-de-faces-rosadas, bem como algumas espécies de lagartos, entre outros animais que conseguem sobreviver no clima inóspito da região.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Namíbia, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.