Deserto de Cholistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Deserto de Cholistão
Forte Derawar em Cholistán.

O deserto de Cholistão (em urdu: صحرائے چولستان, também chamado localmente de Rohi), é um deserto que se estende a cerca de 300 km de Bahawalpur, no estado de Panjabe e no Paquistão, cobrindo uma área de 16 000 km². Pode-se considerar que é uma extensão ao norte ocidental do Deserto do Thar na Índia.

População[editar | editar código-fonte]

A palavra Cholistão deriva do cholna cujo significado na língua urdu significa "mudança"; em efeito, a população do Cholistão tradicionalmente é semi-nômade dispersando–se de um lugar a outro em busca de água e pastos para seus gados. O trecho seco do rio Hakra recorre à região e se encontra rodeado por antigos sítios da civilização do Vale do Indo.

História[editar | editar código-fonte]

Se encontram aproximadamente trezentos sítios arqueológicos harappianos da civilização do Vale do Indo estabelecidos no vale do Hakra, isto significaria que no deserto de Cholistão se encontraria 20% dos sítios arqueológicos harappianos. A área, atualmente desértica, possuiu agricultura constante e regularmente irrigada até cerca de 1200 a. C. e logo, com o aumento da desertificação, plantações com irrigação estacionaram em cerca de 600 a.C., o território voltou-se árido ao secar-se o Rio Hakra; na atualidade se está tentando reverter a desertificação mediante um canal que deriva parte das águas do rio Sutlej (ou Sutlaj) sem demora a população aonde manteve seus modos de vida semelhantes aos que possuía há duzentos anos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]