Civilização do Vale do Indo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mapa da Civilização do Vale do Indo

O território da Ásia Meridional serviu de berço a muitas civilizações. Explorações arqueológicas revelaram ruínas impressionantes de civilizações da Idade do Bronze, com 4500 anos de idade, em parte do vale do rio Indo, no subcontinente indiano. Esta cultura urbana e mercantilista, sustentada pelo comércio de produtos agrícolas, declinou entre os séculos XIX a.C. e XVII a.C. provavelmente em consequência de alterações ecológicas.[1]

O nome civilização harappeana tem sido usado desde a década de 1980, em lugar de civilização do Vale do Indo. Isto porque Harappa, que dá nome à civilização, não está no vale do Indo, e a cultura ocupou área abrangente.[carece de fontes?]

Sítios arqueológicos[editar | editar código-fonte]

Povo[editar | editar código-fonte]

Por volta do quinto milênio A.P., lá viveu um povo que utilizava as cheias do rio e enfrentava os riscos das inundações. Vivendo da agricultura e do comércio, surgiu uma cidade cujas moradias atestavam a sofisticação alcançada por aquele povo. As casas ofereciam todo o conforto doméstico: um poço interno com água fresca, sala de banhos, pátio com balaustrada e claraboia mantendo o ar fresco, cozinha, dependências de serviço, quarto para dormir no andar superior para os donos da casa e no andar inferior para seus servos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. BIANCHINI, Flávia. A origem da civilização indiana no vale do Indo-Sarasvati: teorias sobre a invasão ariana e suas críticas recentes. Pp. 57-108, in: GNERRE, Maria Lúcia Abaurre; POSSEBON, Fabrício (orgs.). Cultura oriental: língua, filosofia e crença. Vol. 1. João Pessoa: Editora da UFPB, 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.