Deserto da Baja California

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Deserto da Baja California

Deserto da Baja California localiza-se na Península de Baja California, México.

Stenocereus eruca

Geografia[editar | editar código-fonte]

O deserto da Baja California abrange os 77.700 km² e localiza-se na porção ocidental da península de Baja California, e ocupa a maior parte dos estados mexicanos de Baja California Sur e Baja California Norte. A elevação é variável, de cadeias de montanhas no centro-oeste (1000 a 1500 m), planícies de altitude média (300 a 600 m), e grandes extensões de dunas costeiras. É banhado pelo Oceano Pacífico e localiza-se próximo ao Deserto de Sonora.

O clima é seco com temperatura variável. A natureza isolada da península, e sua proximidade com o mar, mantém um certo grau de umidade, e é responsável pela manutenção de temperaturas mais ou menos estável ao longo do dia

Fauna[editar | editar código-fonte]

Este deserto é um dos maiores e mais preservados do México, e devido ao seu isolamento, contém um elevado nível de riqueza de espécies e endemismos. A maior área protegida no México está localizado dentro desta ecorregião e fornece o habitat para inúmeras espécies endêmicas, como rato-canguru de San Quintín (Dipodomys gravipes) , esquilo da Baja California (Otospermophilus atricapillus), e uma grande variedade de aranha, escorpião, e espécies de abelhas. Vivem cerca de 4 anfíbios, 43 répteis, 200 aves e 50 mamíferos nesse deserto. Infelizmente, a pecuária bovina e a caça regulamentada tomaram seu espaço em grande parte deste habitat.

Flora[editar | editar código-fonte]

Esta região é principalmente coberta por arbustos xéricos, que criam associações diferentes com base nas condições de altitude e solo. A região tem cerca de 500 espécies de plantas vasculares, das quais muitas delas são endêmicas, por exemplo, a árvore boojum (Fouquieria columnaris) e cacto rasteiro do diabo (Stenocereus eruca). As espécies dominantes são Ambrosia camphorata, Erodium cicutarium e Astragalus prorifer.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do México é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.