Deserto da Líbia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Paisagem do Deserto da Líbia.

O Deserto da Líbia é um deserto africano que está localizado ao norte e leste do deserto do Saara e ocupa o sudoeste do Egito, leste da Líbia e noroeste do Sudão. Abrange uma área de aproximadamente 1 100 000 km² e tem mais ou menos a forma de um retângulo no mapa.

Este deserto é formado praticamente apenas de areia e rocha plana, e é habitado pelos Senussis. A vida selvagem predominante são serpentes terrestres e escorpiões.

Há, em muitas partes do deserto, grandes depressões e não há rios ou córregos que drenam para dentro ou para fora da área.

Existem oito importantes depressões no deserto da Líbia, e todas são considerados oásis, com exceção das menores, Qattara, por exemplo, porque suas águas são salgadas. Limitado a produção agrícola, a presença de alguns recursos naturais, e assentamentos permanentes são encontrados nas outras sete depressões, as quais têm a água doce fornecidos pelo Nilo ou pelos locais subterrâneos.

A depressão de Qattara[editar | editar código-fonte]

A depressão de Qattara, que contém o segundo ponto mais baixo da África, é de aproximadamente 15 000 km² e é em grande parte abaixo do nível do mar (o seu ponto mais baixo está 133 metros abaixo do nível do mar). A inabitada depressão de Qattara é formada por sermão, sapais (um tipo de pântano) e lagoas de coco.

O Gilf Kebir[editar | editar código-fonte]

O planalto de Gilf Kebir tem cerca de 300 metros acima da planície geral. Ele é praticamente igual à Suíça em tamanho. Há muitas crateras inundadas. A parte nordeste, separada da outra metade por um vale amplo chamado de Gap tem um solo muito quebrado, e suporta três grandes rios com vegetação.

O Gilf Kebir contém a cratera de Kebira, com 950 metros, uma das maiores do mundo.

Os "Mares de Areia"[editar | editar código-fonte]

Os três "Mares de Areia", que contêm dunas até 110 metros de altura e que abrangem cerca de um quarto da região, são:

  • Mar de areia egípcio;
  • Mar de areia Kalansho;
  • Mar de areia Ribiana.