Reichstag (Confederação da Alemanha do Norte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Reichstag

Reichstag
Corpo Legislativo da Confederação da Alemanha do Norte
Brasão de armas ou logo
Tipo
Tipo
História
Estabelecimento 1866
Dissolução 1871
Precedida por Bundestag
(Confederação Germânica)
Sucedida por Reichstag Imperial
Assentos 382
Local de reunião
Berlin Herrenhaus, Berlin
Reunião Inaugural do Reichstag da Confederação da Alemanha do Norte em 24 de fevereiro de 1867.

O Reichstag foi o Parlamento da Confederação Alemã do Norte (em alemão: Norddeutscher Bund), fundado após a Guerra Austro-Prussiana de 1866. Ele funcionou até o estabelecimento do Império alemão em 1871. As sessões parlamentares foram realizadas no mesmo edifício que a Câmara Alta do Landtag Prussiano, a Câmara dos Senhores Prussianos, localizado no 3 Leipziger Straße em Berlim, Alemanha. O mesmo local é hoje a sede do Bundesrat alemão.

Fundação[editar | editar código-fonte]

Depois do projeto constitucional de 1860 de Otto von Bismarck, baseado em um projeto de Lothar Bucher, o Reichstag tornou-se oficialmente o Parlamento da Confederação Alemã do Norte. Ele foi especificamente projetado para formar um contrapeso para a monarquia e de interesses especiais. Enquanto que o novo Reichstag foi significativamente mais fraco do que os de outras instituições federais, na Constituição ele não tinha poderes significativos. Em contraste com as Dietas da maioria dos Estados-membros da Alemanha, ele não  tinha os seus membros eleitos de acordo com um censo (em alemão: Zensuswahlrecht), mas de acordo com o progressivo geral, igual e secreto, sufrágio universal para homens acima de 25 anos de idade.

As eleições de fevereiro de 1867[editar | editar código-fonte]

Na base da nova Constituição, o parlamento foi eleito na base do sufrágio universal, em 12 de fevereiro de 1867. A área da Confderação Norte-alemã foi dividido em 297 distritos eleitorais, onde a maioria absoluta dos votos elegia diretamente um MP(Membro Parlamentar). Se nenhum candidato atingisse a maioria absoluta no primeiro turno, um segundo turno entre os dois primeiros candidatos seria realizado. Apesar do considerável da crítica dos norte-alemães, especialmente em áreas em que a Prússia tinha anexado em 1866, não houve embargos a eleição. No geral, a participação de quase 65% foi significativamente maior do que as anteriores eleições para o Prussiano Landtag. O governo tentou influenciar as eleições, no entanto, os resultados refletiram a política de humor da população. A maioria foi formada pelo Partido Nacional Liberal, o Partido Progressista e liberal-conservador: Livre Conservadores (em alemão: Freikonservativen). Havia também algumas mentes mais liberais entre os MPs. Juntos, o bloco constituído 180 de 297 lugares e formaram um grande bloco de apoio potencial para as políticas de Bismarck. Este foi contato por 63 Velhos Conservadores, 13 deputados  poloneses, 18 Particularistas e 19 membros do Partido Progressista. O anti-Prussiano democraticamente orientado Partido do Povo Saxão era representado por August Bebel e Reinold Schraps.

Composição[editar | editar código-fonte]

Eduard von Simson, que já ocupou o cargo de Presidente do Parlamento de Frankfurt e, mais tarde, no Reichstag do Império Alemão, tornou-se Presidente do Reichstag (em alemão: Reichstagspräsident). August Bebel , mais tarde, escreveu em suas memórias que "a elite política e parlamentar do Norte da alemanha" tinha sido montada no Parlamento. Estes incluíram: Rudolf von Bennigsen, Karl Braun de Hessen-Nassau, Hermann Heinrich Becker, Maximilian Franz August von Forckenbeck, Gustav Freytag, Rudolf Gneist, Eduard Lasker, Johannes von Miquel, Gottlieb Planck, Eugen Richter, Eduard von Simson, Maximilian von Schwerin-Putzar, Hermann Schulze-Delitzsch, Karl Twesten, Hans Victor von Unruh, Franz Leo Benedikt Waldeck, Moritz Wiggers e Júlio Wiggers, Ludwig Windthorst, Hermann von Mallinckrodt, Georg von Vincke, Hermann Wagener, e Carl von Mayer Rothschild. Além disso, hviam Generais escolhidos devido às suas realizações na Guerra Austro-Prussiana de 1866: Eduard Vogel von Falckenstein e Karl Friedrich von Steinmetz.

Bebel também descreveu Bismarck como um orador carismático e terminou seu diário, com uma avaliação, o que provavelmente foi compartilhada pela maioria dos Representantes: "O tempo de idealismo acabou. Os políticos devem perguntar a si mesmos, hoje mais do que nunca, o que é possível sobre o que é desejável."[1]

O Final do Parlamento[editar | editar código-fonte]

Em conexão com o resultado da Guerra Franco-Prussiana de 1870, o Parlamento votou a adesão dos Estados de Baden, Hesse, Baviera e de Wurtemberg. A pedido do Conselho Federal e com o consentimento do Reichstag, a Confederação Norte-Alemã foi renomeada como Deutsches Reich, em 9 de dezembro de 1870. O Reichstag da Confederação Norte-Alemã foi, então, substituído pelo Reichstag do Império Alemão, com novas eleições marcadas para 3 de Março de 1871.

Referências

  1. Werner Pöls: Historisches Lesebuch Volume 1: 1815–1871 (Frankfurt 1966), p. 309–311.

Literatura[editar | editar código-fonte]

  • Klaus Erich Pollmann: Parlamentarismus im Norddeutschen Bund 1867-1870. (Düsseldorf: Droste Verlag, 1985) ISBN 3-7700-5130-0
  • Wolfram Siemann: Gesellschaft im Aufbruch. Deutschland 1848-1871. (Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1990) ISBN 3-518-11537-5, pp. 287 f. (Edição Suhrkamp 1537 = NF 537 – centro de exposições Neue historische Bibliothek).
  • Hans Fenske: Deutsche Verfassungsgeschichte. A mediação vítima-infractor Norddeutschen Bund bis heute. (Berlim: Edição do Colóquio, 1993) ISBN 3-89166-164-9, pp. 13-16
  • Hans-Ulrich Wehler: "Deutsche Gesellschaftsgeschichte, Volume 3", In: Von der "Deutschen Doppelrevolution" bis zum Iní des Ersten Weltkrieges 1849-1914. (München: Beck, 1944) ISBN 3-406-32263-8, p. 303
  • Egbert Weiß: "Corpsstudenten im Reichstag des Norddeutschen Bundes. Ein Beitrag zum 130jährigen Jubiläum," em: Einst und Jetzt. Volume 42 (1997) ISSN 0420-8870, p. 9-40.
  • Thomas Nipperdey: Deutsche Geschichte 1866-1918. Volume 2: Machtstaat vor der Demokratie. (München: Beck, 1998) ISBN 3-406-44038-X p. 41-48.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]