Renúncia (1982)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Renúncia
Renúncia (1982)
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 45 minutos aprox.
Criador(es) Geraldo Vietri
Elenco ver elenco
País de origem Brasil Brasil
Idioma original português
Episódios 12
Produção
Diretor(es) Geraldo Vietri
Tema de abertura "A Força do Vento Lô Borges",
Exibição
Emissora original Brasil Rede Bandeirantes
Transmissão original 30 de agosto de 1982 - 12 de setembro de 1982
Cronologia
Ninho da Serpente
Sabor de Mel

Renúncia é uma telenovela brasileira exibida pela Rede Bandeirantes entre 30 de agosto e 12 de setembro de 1982, às 20h.[1] substituindo Ninho da Serpente e sendo substituída por Sabor de Mel. Foi escrita e dirigida por Geraldo Vietri. Foi retirada do ar com apenas 12 capítulos exibidos através da censura do ditadura militar brasileira por abordar críticas políticas e ser baseada em uma psicografia espírita de Chico Xavier.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história se passa em Paris, ano de 1862, onde Suzana (Geórgia Gomide) está prometida a seu primo Cirilo Davenport (Fúlvio Stefanini) desde a infância. Entretanto este apaixona-se pela esposa de seu amigo Antero de Oviedo Vilamil (Carlos Capeletti) a jovem Madalena Vilamil (Berta Zemel). Apesar da promessa de casamento de Antero com Madalena que vinha desde que ambos eram crianças, os pais da moça; Dom Inácio e Dona Margarida concedem a mão da jovem à Cirilo. Visto isso, os primos e outrora prometidos rejeitados Suzana e Antero se unem contra o casal.

Como primeiro ato de sua vingança, Suzana se muda para Lisboa e se fixa na casa de Samuel e Constância, pais de Cirilo e que passavam por dificuldades financeiras. Os problemas financeiros e políticos dos Davenport, somados com a manipulação de sua sobrinha os fazem ter de se mudar para o Brasil, levando Cirilo e o afastando de Madalena. Esta se encontra grávida e Cirilo pede a seu ex-amigo e ex-prometido de sua esposa Antero que a cuide em sua ausência.

Pouco tempo depois, um surto de cólera se alastra por Paris, onde Suzana inventa uma morte para Madalena em uma carta para Cirilo. Em contrapartida, é mentido para Madalena que seu amado havia desaparecido em um naufrágio e é neste momento que nasce Alcione, filha de Cirilo e Madalena.

Elenco[editar | editar código-fonte]

A telenovela era exibida de segunda a sexta na faixa das 20h. Foi abruptamente retirada do ar após 12 capítulos exibidos. Em seu lugar foi exibido o horário político gratuito. Sua sucessora Sabor de Mel só estrearia no ano seguinte em 1983.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A trama foi baseada no livro homônimo do medium Chico Xavier.
  • Pouco antes da estreia da novela, foi feita uma entrevista de Alberto Beutenmüller ao autor Geraldo Vietri, que estava muito empolgado com sua estreia. Ele declaro; “Estou apostando tudo nessa novela, que desde 1979 tento levar ao ar. Tenho certeza de seu sucesso. A Bandeirantes investiu muito: é uma das suas produções mais bem cuidadas do ponto de vista de guarda-roupa e cenários.”
  • Na história original, a trama começa em 1662 e a história se passa entre a Irlanda e os Estados Unidos. Mas na versão televisiva isso foi alterado com a intenção de poupar gastos, onde a história foi movida para 1862 e os lugares envolvidos foram França, Portugal, Espanha e Brasil.
  • A telenovela não tem nenhuma ligação com a homônima de 1964, levada ao ar pela TV Record.

Referências

  1. «Renúncia». Teledramaturgia. Consultado em 5 de maio de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]