Rio Cassai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cassai
O percurso do rio Cassai, em vermelho
Comprimento 2153 km
Posição: 55
Débito médio 12000 m³/s
Foz rio Congo
Área da bacia 925172 km²
País(es) da
bacia hidrográfica
 Angola
 República Democrática do Congo

O rio Cassai ou rio Kasai é um rio de Angola e da República Democrática do Congo, um dos grandes rios da África Central e um dos maiores afluentes do rio Congo.

A sua bacia hidrográfica fica por pouco aquém de 1 milhão de quilómetros quadrados, sendo a 32.ª maior do mundo. Desagua no Congo 170 km a norte de Kinshasa.

O Cassai nasce em Angola, no Alto Chicapa, Lunda Sul, dirige-se para norte, e serve de fronteira entre Angola e a República Democrática do Congo. No território deste, alcança a sua grande importância, tornando-se um rio largo muito utilizado para transporte. Junta-se ao rio Congo perto de Kwamouth (3°10′31″S, 16°11′59″E), sendo conhecida a pequena parte entre a foz do seu afluente Fimi até ao Congo como Rio Kwa.

Nas margens do Cassai encontra-se a selva equatorial africana, extraordinariamente rica em biodiversidade. Só há nas suas margens duas grandes cidades com mais de 100 mil habitantes: Kananga e Mbuyi-Mayi.

O rio Cassai e os os seus tributários constituíram a rede de comunicações fundamental ao nascimento e expansão dos antigos impérios Lunda e Lunda-Quioco.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]