Rudolf Hermann Lotze

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rudolf Hermann Lotze
Filosofia
Nacionalidade Alemanha Alemão
Nascimento 21 de Maio de 1817
Local Bautzen
Morte 1 de Julho de 1881 (64 anos)
Local Berlim
Atividade
Campo(s) Filosofia

Rudolf Hermann Lotze (Bautzen, 21 de Maio de 1817Berlim, 1 de Julho de 1881) foi um filósofo e lógico alemão. Também contava com uma graduação de médico e era muito versado em biologia. Os seus estudos em medicina foram pioneiros no campo da psicologia científica.

Lotze nasceu em Bautzen, Saxónia e foi educado no liceu de Zittau. Desde cedo, desenvolveu um grande apreço pelos autores clássicos, publicando uma tradução de Antígona de Sófocles em latim.

Esteve na Universidade de Leipzig, onde estudou filosofia e ciências naturais. Ingressou oficialmente como estudante de medicina quando tinha 17 anos. Os primeiros estudos de Lotze estiveram centrados principalmente em dois interesses distintos: o primeiro era científico, com estudos matemáticos e físicos sobre a tutela de Ernst Heinrich Weber, Wilhelm Volkmann e Gustav Fechner; o outro era seu interesse estético e artístico que desenvolveu sob o cuidado de Christian Hermann Weisse. Foi atraído tanto pela ciência como pelo idealismo de Johann Gottlieb Fichte, Friedrich Schelling e Georg Wilhelm Friedrich Hegel.

Sepultura no Albani-Friedhof

Livros publicados[editar | editar código-fonte]

Obras em inglês[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Este artigo incorpora texto da Encyclopædia Britannica (11ª edição), publicação em domínio público.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]