Síndrome coronária aguda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Uma Síndrome Coronária Aguda (SCA) é um conjunto de sinais e sintomas(síndrome) relacionados ao coração. Está relacionada com um diagnóstico de isquemia aguda do miocárdio, mas isso não é patognomônico.Seu principal sintoma é a dor precordial tipo em aperto que pode irradiar para face interna do membro superior esquerdo.Pode apresentar sintomas associados como sudorese e dispnéia - considerados equivalentes isquemicos.

Os subtipos da síndrome coronariana aguda incluiem angina instável (desassociada com dano do músculo cardíaco), e duas formas de infarto do miocárdio, nos quais a musculatura do coração é afetada. Esses tipos são nomeados de acordo com a aparência do eletrocardiograma (ECG), como um infarto do miocardio sem elevação do segmento ST, ou um infarto do miocárdio com elevação do segmento ST.[1] Podem haver variações de como o infarto será classificado na síndrome coronaiana aguda.[2]

A SCA deve ser distinguida da angina estável, que se apresenta durante exercícios e melhora com repouso. Ao contrário da angina estável, a angina instável aparece subitamente, às vezes durante repouso ou com mínimos esforços, ou em níveis menores de esforços do que a angina prévia do indivíduo ("crescendo angina").

Embora a SCA geralmente esteja associada à trombose coronariana. Dor no peito de origem cardíaca também pode ocorrer devido a anemia, bradicardias (batimento cardíaco muito diminuído) ou taquicardias (batimentos cardíacos aumentados).

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.