SSX (jogo de 2012)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SSX
Arte da capa
Desenvolvedora EA Canada
Publicadora(s) EA Sports
Plataforma(s) PlayStation 3, Xbox 360
Série SSX
Data(s) de lançamento
  • AN 28 fevereiro, 2012
  • EU 2 março, 2012
Gênero(s) Desporto
Modos de jogo Single-player
multiplayer (assincrónico)
Classificação Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Permitido para todas as idades i OFLCA (Austrália)
Inadequado para menores de 7 anos i PEGI (Europa)
Mídia Disco óptico

SSX [1] (Snowboard Supercross) é um jogo de vídeo de snowboard da série SSX da Electronic Arts. Revelado pela primeira vez nos Spike Video Game Awards de 2010 sob o título de desenvolvimento SSX: Deadly Descents, o video do jogo apareceu para mostrar uma direção muito mais sombria para a série do que os jogos anteriores,[2] mas que mostra, em filmagens posteriores, um tom mais claro. SSX vai incluir o uso de cursos reais, ao invés de os cursos fictícios de jogos passados​​.[3] [4] [5] Em 29 de junho de 2011, a Sony e a Nintendo confirmaram que estão testando o jogo para as suas novas consolas portáteis.[carece de fontes?] Uma demonstração de SSX foi lançada em 21 de fevereiro de 2012 na Xbox Live e um dia depois na PlayStation Network.[6] O jogo foi lançado em 28 de fevereiro de 2012 na América do Norte, e será lançado em 1 de março na Austrália e Nova Zelândia, 2 de março na Europa e 15 de março no Japão.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Em SSX, os jogadores assumem o papel de um membro de uma equipa praticando snowboard numa variedade de montanhas do mundo real, como nos Himalaias e na Antártida.[3] Jogabilidade vai incluir quedas de helicóptero, avalanches, e o uso de wingsuits.[7] Em 3 de junho, a EA divulgou o trailer pela primeira vez desde o primeiro trailer, em 2010. O trailer lançado para a E3 de 2011 confirmou o retorno do veterano da SSX Mackenzie "Mac" Fraser.[8]

O mapeamento e nível de design para SSX será muito diferente de entradas anteriores da série, com uma jogabilidade de mundo mais aberta e menos barreiras ou paredes invisíveis. A EA Canada usou dados emprestados da NASA para gerar 27 montanhas de cerca de 9 cadeias montanhosas existentes ao redor do mundo. Estes dados foram utilizados apenas como base para o nível de design, e os desenvolvedores criaram o seu próprio terreno em cima dela. Os jogadores serão capazes de usar helicópteros para viajar para os diversos locais. Contará com montanhas de Montanhas Rochosas do Canadá, Alaska, Patagônia, Antártica, os Alpes, na África, os Himalaias, na Sibéria, Japão e Nova Zelândia.

Um filme lançado em 5 de junho de 2011 mostrou uma jogabilidade pre-alpha.[9] Em filmagens posteriores eram helicópteros, objetivos, uma interface nova, mais e maiores mapas (com aumento de inovações gráficas, como sombreamento melhor e neve-spray), o retorno do sistema "combo" que permite a acumulação de pontos de truques, comentários, diálogos, corridas, competições de truques e graffiti.

Enquanto todas as montanhas estarão disponíveis no Xbox 360 e no PlayStation 3to, o Monte Fuji será conteúdo exclusivo no PlayStation 3(seja na edição normal ou limitada devido á relação entre a EA e a playstation) e somente na edição limitada para Xbox 360.

A edição limitada(somente disponível na Europa)contém o Monte Fuji para Xbox 360,o personagem Eddie Wachowski e uma roupa bonus para Mac que é a mesma da capa.

O jogo vai incluir uma palavra-chave online, mas a EA terá uma abordagem semelhante ao jogo Homefront. Embora o acesso ao multiplayer online não seja restrito, os jogadores não receberão os créditos pelas suas performances online sem a palavra-passe

Descidas Mortais[editar | editar código-fonte]

Cada região contém três montanhas:a montanha de eventos em que só é preciso chegar em terceiro para avançar,a montanha de preparação que é uma montanha para o jogador ter uma idéia do desafio que vai enfrentar na descida mortal e as descidas mortais,conhecidas como deadly descents que são os pontos mais extremos das regiões onde há muitos obstáculos ou pessimas condições climáticas.

  • Monte Robson - Canadá :O desafio será atravessar a montanha enfestada de árvores.
  • Fitz Roy - Patagonia :A montanha com muitas quedas terá que ser conquista com uma roupa de vôo.
  • Monte Belucka(Parte leste) - Sibéria :Você irá atravessar a montanha coberta de gelo,use os ganchos para escapar!
  • Monte Everest - Himalaias :O gigante com mais de 8.000 metros possui 1/3 do oxigênio do nivel do mar,o tanque de oxigênio é a melhor escolha.
  • Monte da Matança - Antártica :O local mais frio da Terra será desafiado por um painel solar que recebe força se ficar na luz do sol,caso contrário,o jogador ficará congelado e morrerá.
  • Denali - Alasca :A mortal avalanche irá lhe destruir,seja rápido e use uma boa armadura.
  • Kilimanjaro - Africa :A escuridão dentro do vulcão será desafiada pela tiara-lampada.
  • Monte Blanc - Alpes :A montanha constituída por rochas podem ser motivo de dores e fraturas,a armadura pode salvar sua vida.
  • Aokari - Nova Zelândia :No topo desse pico,a neblina prejudica seriamente a visão do snowboarder,os óculos de pulso são ideais para essa situação.
  • Lhotse - Himalaias :O último desafio contra Griff Simmons que foi rejeitado toda sua vida pelos mais velhos na montanha que combina quatro desafios,escuridão(numa caverna enorme),gelo(na beira de um penhasco),gravidade(por cima de muitas quedas) e avalanche(num terreno muito íngrime que a faz correr muito rápido) faz do Lhotse a montanha mais perigosa do mundo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Elise Riggs do jogo original SSX foi o primeiro personagem jogável a ser revelado a 27 de maio de 2011 por meio de uma história em quadradinhos junto com um vídeo.[10] Mackenzie "Mac" Fraser, Kaori Nishidake, Moby Jones, Psymon Stark, Zoe Payne, Griff Simmons, e Eddie Wachowski (bónus de pré-ordem) também são veteranos que irão aparecer no jogo.[11] [12] Novos personagens no jogo incluem Tane Mumea, Alex Moreau e Ty Thorsen.[13] A 8 de novembro, foi anunciado em Conan O'Brien que Travis Rice seria um personagem jogável. Em 27 de maio de 2011, a EA Sports lançou uma história em quadradinhos sobre o personagem Elise e continuou a lançar mais banda desenhada de personagens com base no tempo ou na quantidade de "likes" na página SSX na rede social Facebook.

Banda Sonora[editar | editar código-fonte]

Canções[editar | editar código-fonte]

As canções já confirmadas[14] são:

Recepção[editar | editar código-fonte]

 
Resenha crítica
Publicação Nota
IGN 9/10 [15]
Edge 5/10 [16]
Gamespot 8.5/10 [17]
Joystiq 3.5 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar half.svgStar empty.svg [18]
1UP B- [19]
GameInformer 7.75/10 [20]
GamesRadar 9/10 [21]
Pontuação global
Publicação Nota média
Metacritic 82% (X360) (28 criticas)[22]
84% (PS3) (13 criticas)[23]

SSX mantém uma média de 82% e 84% para Xbox 360 e PS3, respectivamente, no site de criticas agregadas Metacritic.[22] [23]

Criticas Profissionais[editar | editar código-fonte]

O site IGN deu a SSX uma pontuação de 9/10 na sua critica, afirmando que "SSX é o jogo que tem faltado a esta geração".[15] O único aspecto negativo foi a falta de corridas online mas que os outros dois modos online compensam essa falta.[15] A Gamespot com uma pontuação de 8.5/10 refere que SSX "é uma evolução fantástica da série que proporciona emoções extremas, como nenhum jogo de snowboard antes dele."[17] O blog especializado Joystiq com uma pontuação de 3.5/5 argumenta "Quando SSX não estava tentando o seu melhor para me afastar, eu adorei cada minuto dele. Do ponto de vista mecânico, é o melhor tratamento de "desportos radicais" que recebeu a atual geração de consolas até ao momento. Infelizmente, ele está envolvido num programa velho e sujo dos X-Games de 98 e pontuado por momentos frustrantes."[18] A 1UP com uma pontuação de "B-" diz que "Online revolucionário que recupera elementos de outra forma esquecíveis."[19] A GameInformer (7.75/10) diz que "alguém que esperou anos para um jogo SSX novo, a frustração que eu descobri nas últimas picadas de "snowboarder" da EA Sports. Entre a forte infra-estrutura online e os controles excelentes, a fundação está aqui para o reinício que a franquia SSX merece. Só espero que essa equipe recebe outra chance de ir para o ouro e corte fora todos os floreios realistas desnecessários da próxima vez."[20]

Referências

  1. McWhertor, Michael (April 6, 2011). All Hope May Not Be Lost For The New SSX. Kotaku. Gawker Media. Página visitada em April 9, 2011.
  2. Gilbert, Ben (2010-12-11). SSX: Deadly Descents debuts at Spike VGAs. Joystiq. Página visitada em 2010-12-11.
  3. a b SSX Deadly Descents - Snowboarding Video Game. EA Sports. Página visitada em 2010-12-11.
  4. Meikleham, Dave (2010-12-13). First SSX: Deadly Descents trailer looks gritty. Also, squirrel suits!. GamesRadar. Página visitada em 2010-12-15.
  5. Razak, Matthew (2010-12-12). SSX: Deadly Descents: 3 screens, a ridiculous description. Destructoid. Página visitada em 2010-12-15.
  6. http://www.computerandvideogames.com/336290/ssx-demo-out-on-february-21/
  7. McWhertor, Michael (2010-12-11). First Look At The New SSX. Kotaku. Página visitada em 2010-12-11.
  8. [1] GT. Retrieved 3 June 2011.
  9. [2] PGN. Retrieved 5 June 2011.
  10. Cullen, Johnny. Elise detailed in new SSX comic trailer. VG247.
  11. Cullen, Johnny. First SSX gameplay trailer confirms Mac. VG247.
  12. Fahey, Mike. Kaori Carves Up These New SSX Trailers. Kotaku.
  13. [3] EGM. Retrieved on 24 January 2011.
  14. http://ssx.wikia.com/wiki/List_of_Soundtracks#SSX_.282012.29
  15. a b c DeVries, Jack. IGN SSX Review. Página visitada em 27 Fevereiro 2012.
  16. http://www.edge-online.com/reviews/ssx-review
  17. a b http://www.gamespot.com/ssx/reviews/ssx-review-6351166/
  18. a b http://www.joystiq.com/2012/02/28/ssx-2012-review/
  19. a b http://www.1up.com/reviews/ssx-ps3-xbox360
  20. a b http://www.gameinformer.com/games/ssx/b/ps3/archive/2012/02/28/ssx-review-fighting-for-survival-fighting-for-fun.aspx
  21. http://www.gamesradar.com/ssx-review/
  22. a b http://www.metacritic.com/game/xbox-360/ssx
  23. a b http://www.metacritic.com/game/playstation-3/ssx

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]