Samba Esquema Noise
| Samba Esquema Noise | |||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Álbum de estúdio por Mundo Livre S/A | |||||||
| Lançamento | 1994 | ||||||
| Gravação | Março a Junho de 1994, Estúdio Be Bop (São Paulo) | ||||||
| Gênero(s) | Manguebeat | ||||||
| Idioma | (em português) | ||||||
| Formato | CD | ||||||
| Gravadora(s) | Banguela Records | ||||||
| Produção | Charles Gavin e Carlos Eduardo Miranda | ||||||
| Cronologia de Mundo Livre S/A | |||||||
|
|||||||
Samba Esquema Noise é o primeiro álbum da banda brasileira Mundo Livre S/A, lançado pelo selo Banguela Records (dos Titãs) em 1994. Considerado por alguns críticos[quem?] como "a música dos anos 90", trouxe uma mistura de samba, rock, punk, ritmos regionais entre outros.
O título é uma referência ao primeiro álbum de Jorge Ben, Samba Esquema Novo.[1]
[editar] História
Com dez anos de formação completados, a banda estreou em disco somente àquele ano. Samba Esquema Noise foi o segundo álbum lançado pelo Banguela Records (selo que o grupo paulistano Titãs mantinham em sociedade com o jornalista e produtor Carlos Eduardo Miranda na Warner), sendo o sucessor do disco de estréia dos Raimundos.
Aclamado como um dos melhores álbuns da década de 1990 pela revista ShowBizz, em novembro de 1999, e pela Rolling Stone Brasil como um dos grandes discos da música brasileira em 2007, Samba Esquema Noise foi um trabalho superproduzido, tendo a banda, inclusive, estourado o prazo de gravação no estúdio e o orçamento, estimado em mais de 40 mil dólares. O que não foi compensado com as baixas vendagens do CD à época, que sairia de catálogo em pouco tempo - o disco voltaria ao mercado em 2001, relançado dentro da série Arquivos Warner e, em 2004, seria reeditado mais uma vez, agora como parte da caixa Bit.
Foi gravado e mixado por Beto Machado (Bob Mac) nos estúdios Be Bop (sp) em sistema analógico de 24 canais de maio a julho de 1994 num total de 660 horas. Além da arrojada produção, o disco contou com várias participações especiais, distribuídas na maioria de suas treze faixas, quem iam dos amigos e percussionistas da Nação Zumbi até a atriz global Malu Mader (em "Musa da Ilha Grande"). A faixa "Sob o Calçamento (Se Espumar é Gente)" se destacou neste prisma: traz participações de Gilmar Bola 8, Toca, Gira, Canhoto e Dengue (Nação Zumbi); de Paulo Miklos, Nando Reis e Charles Gavin (Titãs); do produtor Apolo IX; de Syoung; de Ligeirinho (Guanabaras); do percussionista James Müller; e, finalmente, do rapper Sérgio Boneka. Todos que visitavam o estúdio de gravação se ofereciam para deixar algo registrado na composição, até a elaboração do arranjo final, feita por Charles e Miranda.
[editar] Faixas
- Manguebit
- A Bola do Jogo
- Livre Iniciativa
- Terra Escura
- Saldo de Aratú
- Uma Mulher com W... Maiúsculo
- Homero, o Junkie
- Rios (Smart Dugs), Pontes & Overdrives
- Musa da Ilha Grande
- Cidade Estuário
- O Rapaz do B... Preto
- Sob o Calçamento (se Espumar é Gente)
- Samba Esquema Noise
Referências
- ↑ , Tárik de Souza Editora 34, Tem mais samba: das raízes à eletrônica, 16, 2003. ISBN 8573262877, 9788573262872
- TELES, José. Do Frevo Ao Manguebeat. 1a. Edição. São Paulo. Editora 34, 2000.