Sami Frashëri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, en:Şemseddin Sami Frashëri ou de:Sami Frashëri e melhore este artigo conforme o guia de tradução.
Sami Frasheri with his wife Emine.jpg

Sami Frasheri (turco: Şemseddin Sami Bey, 1 de junho de 1850, Frashër, Albânia - 18 de junho de 1904) foi um escritor albanês Otomano, filósofo, dramaturgo e um proeminente figura do Rilindja Kombëtare, o movimento renascentista Nacional da Albânia, juntamente Com seus dois irmãos Naim e Abdyl. Frashëri foi um dos filhos de um empobrecido Bey de Frashër no Distrito de Përmet. Ele ganhou um lugar na Otomano literatura como um talentoso autor, com o nome de Şemseddin Sami Efendi e contribuiu para a língua turca reformas.

No entanto, Frashëri da mensagem, como declarou em seu livro "Albânia - O que foi, o que é, eo que vai tornar-se dela" publicada em 1899, tornou-se o manifesto do albanês Renascença (Rilindja Kombëtare). Frashëri discutiu as perspectivas de uma república livre e independente da Albânia. Desta forma, começa com uma procura de autonomia e de luta pela sua própria alfabeto e educação, que ele ajudou a Albanês de Libertação Nacional circulação desenvolver a sua reivindicação de independência. Ele terminou no ginásio "Zosimea" grego escola em Ioannina. Lá, ele entrou em contato com a filosofia ocidental e estudou línguas como o grego, francês e italiano. Com a ajuda de um pessoal docente, ele também aprendeu árabe, turco e persa.

Em 1872 ele migrou para Istambul, onde trabalhou no departamento governamental prima. Sua meta da vida, como a de muitos outros membros do albanês renascer, foi o desenvolvimento e melhoria da Albânia da cultura e da independência do país.

Sami Frasheri fotografado com sua esposa. Juntamente com seu irmão mais velho Abdyl, Hasan Tahsini, Pashko Vasa e Jani Vreto, ele fundou o Comitê Central para a Protecção dos Direitos Nacional albanesa. No início do 1879, esta comissão prefermented uma comissão para albanês alfabeto. Além disso, a Sociedade para a Publicação de Redações albanês foi fundada e chefiada por Sami Frashëri, onde albanês escolástica livros e textos foram compilados por ele e seu irmão Naim. Ele morreu em 18 de junho de 1904 depois de uma doença grave na sua casa em Erenköy, Istanbul.