Sanharó

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sanharó
  Município do Brasil  
Praça Governador Miguel Arraes
Praça Governador Miguel Arraes
Praça Governador Miguel Arraes
Símbolos
Bandeira de Sanharó
Bandeira
Brasão de armas de Sanharó
Brasão de armas
Hino
Lema "Cidade do Queijo e do Leite"
Gentílico sanharoense / sanharoara
Localização
Localização de Sanharó em Pernambuco
Localização de Sanharó em Pernambuco
Localização de Sanharó em Pernambuco
Sanharó está localizado em: Brasil
Sanharó
Localização de Sanharó no Brasil
Mapa
Mapa de Sanharó
Coordenadas 8° 21' 39" S 36° 33' 57" O
País Brasil
Unidade federativa Pernambuco
Municípios limítrofes Belo Jardim ao leste, Pesqueira ao oeste e São Bento do Una ao sul
Distância até a capital 196 km
História
Fundação 1948 (76 anos)
Administração
Prefeito(a) César Augusto de Freitas (PC do B, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 256,183 km²
População total (estatísticas IBGE/2014[2]) 24 556 hab.
Densidade 95,9 hab./km²
Clima Semiárido (BSh)
Altitude 653 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[3]) 0,603 médio
PIB (IBGE/2012[4]) R$ 126 444 mil
PIB per capita (IBGE/2012[4]) R$ 5 522,55
Sítio sanharo.pe.gov.br (Prefeitura)

Sanharó é um município brasileiro do estado de Pernambuco, situado na região nordeste do Brasil. Pertence à Mesorregião do Agreste Pernambucano.

Famoso por levar o título de uma das maiores bacias leiteiras de Pernambuco, o município de Sanharó é conhecido como o grande produtor e fornecedor de queijo e leite do estado. 

O município exerce um importante papel agroindustrial na região do agreste pernambucano, sendo um dos principais pólos de beneficiamento de laticínios do estado. Sanharó é conhecida em todo o estado de Pernambuco por sua tradição e qualidade na produção de queijos e derivados, sendo referência no Nordeste no ramo agroindustrial de beneficiamento de laticínios. A cidade possui um grande centro de comércio de laticínios localizado às margens da BR-232, que conta com uma inúmera variedade de produtos derivados do leite que vão desde produtos tradicionais, como o queijo coalho, o queijo manteiga, o queijo Mussarela, até queijos sofisticados, como Provolone, Queijo Minas, Queijo Parmesão entre outros.

Fontes históricas revelam que o povoamento das terras onde hoje se localizam o município teve início entre fins do século XVIII, por portugueses. Registros mostram que o termo “Sanharó” veio de uma espécie de abelha negra presente na fauna no local. No vocabulário indígena, a palavra significa “zangado ou excitado”. A sua população estimada era de 26.026 habitantes em 2018.

O município possui forte tradição em festa junina, suas festividades de São João acontecem todos os anos durante todo o mês de Junho.

História[editar | editar código-fonte]

As terras onde hoje se localizam o município pertenciam à sesmaria de Ororubá, doada a José Vieira de Melo. No início do século XVIII, foi fundada a povoação de Sanharó por José Francisco Leite, no entorno da qual prosperavam fazendas de gado.

O distrito foi criado pela lei municipal nº 18, de 12 de novembro de 1912, subordinado ao município de Pesqueira. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Sanharó, pela lei estadual nº 375, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Pesqueira e instalado em 2 de janeiro de 1949.

O nome Sanharó veio de uma espécie de abelha negra existente neste local, denominada sanharó, que em vocábulo indígena significa zangado ou excitado.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a uma latitude 08º21'38" sul e a uma longitude 36º33'56" oeste, estando a uma altitude de 653 metros. Sua população estimada em é de 17.627 habitantes. Possui uma área de 256 km².

Sanharó é banhado pelo rio Ipojuca, que mais além deságua no Oceano Atlântico.

Economia[editar | editar código-fonte]

Famosa por ser uma das maiores bacias leiteiras do estado, é conhecida como "A cidade do queijo e do leite". O município exerce um importante papel agroindustrial na região do Agreste e interior pernambucano, sendo um dos principais pólos de beneficiamento de laticínios do estado.

A cidade possui um grande centro de comércio de laticínios localizado às margens da BR-232, que conta com uma inúmera variedade de produtos derivados do leite que vai desde os queijos tradicionais como queijo coalho, queijo manteiga, até queijos sofisticados como Provolone, Queijo Minas, Queijo Parmesão entre outros.

Sanharó é conhecida em todo o estado de Pernambuco por sua tradição e qualidade na produção de queijos e derivados, sendo referência no Nordeste no ramo agroindustrial de beneficiamento de laticínios.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Famosa por ter uma das maiores festas juninas do interior de pernambuco, Sanharó destaca-se por realizar festividades durante todo o mês de junho, promovendo grandes Shows com bandas de renome regional e nacional e espetáculos de Quadrilha Estilizada. A cidade recebe milhares de pessoas durante todo o período junino, alavancando a economia local.

Durante todos os anos acontece dois grandes eventos religiosos: a Festa do padroeiro Sagrado Coração de Jesus, realizada no mês de outubro e do co-padroeiro; São Sebastião que se realiza no mês de fevereiro.

Pelo mês de setembro realiza-se a tradicional Feira do Leite, evento famoso na região que promove um conjunto de atividades direcionadas aos produtores de leite e aos agro-pecuaristas da região. Dentre as atividades da Feira do Leite estão o Tradicional Concurso leiteiro, as mostras de animais, as vaquejadas, os rodeios e os shows ao vivo.

Outros eventos também são destaques no município, como a Festa do Beco, realizada sempre na última semana do ano, assim como a Festa do Peba; e a Festa de "sancoquinho", realizada sempre depois da festa de São Sebastião.

No mês de maio acontece a cavalgada das amazonas, reunindo mulheres de todos os municípios vizinhos. Já no mês de setembro é a vez dos homens colocarem suas montarias. O importante é que em ambas, terminam todos juntos numa grande festa. No mês de junho acontece a Festa do Curral, que é uma grande confraternização de amigos no curral de gado da cidade onde acontece durante o ano inteiro nas teças feiras a tradicional feira de gado. Festa regada a musica regional e muita alegria.

Cultura[editar | editar código-fonte]

O município tem forte tradição na música, possui uma das mais antigas e tradicionais bandas de músicas do estado, a centenária Sociedade Musical Santa Cecília, fundada em 1908, pelos músicos Manuel Fernandes Bezerra e Joaquim Francisco de Assis Aquino. Em 1956 sobre a regência do maestro Ulisses de Souza Lima, a banda participou do tradicional Concurso Pernambucano de Bandas de Música do Interior, o "Salve a Retreta", e sob o solo de clarinetas em "O Guarani" de Carlos Gomes, conquistou o título de "Segunda Melhor Banda do Interior", ficando atrás apenas da Banda Nova Euterpe, da cidade de Caruaru, por uma diferença mínima.

Outra importante manifestação cultural do município é o grupo cultural dos Bacamarteiros da Barriguda, que trazem a tradição e emoção dos tiros de bacamarte e espalham cultura e por onde passam. Possui também dentre outras coisas, o grupo de Coco da Barriguda; as orquestras de frevo no carnaval; o Palhoção do Povo; e a grandiosa Feira do Leite, que acontece todos os anos.

Todos os anos no município acontece o espetáculo da Paixão de Cristo, uma peça realizada por atores da cidade através da Companhia de Teatro de Sanharó (COMTEAS), sob a direção de Tcharles Henrique Amorim da Silva, professor de teatro e dança da cidade. A peça é referenciada e agraciada por toda a população. A Companhia de Teatro também realiza outras peças durante o ano se apresentando em diversos eventos culturais.

A cidade tem um grupo de quadrilha estilizada, a Quadrilha Arrasta-pé, que todos os anos compete em várias cidades e já foi premiada em muitas competições. A cidade também conta com a quadrilha Raízes do Nordeste, sob a direção de Wallace Soares e Kaique Melo, a quadrilha em seu primeiro ano de execução já foi premiada na cidade de Glória do Goitá/PE na 3° colocação, e ficando em outras colocações satisfatórias, além do mais elevou o número de pessoas na estreia, no palhoção do povo no São João da cidade de Sanharó.

Com a ajuda da prefeitura a cidade também realiza o Tradicional Concurso de Quadrilha Estilizada todos os anos, onde grupos de quadrilhas estilizadas de todo o estado podem participar.

Esporte[editar | editar código-fonte]

O município realiza todos os anos o campeonato rural, com times da cidade.

Na cidade tem a seleção que os melhores jogadores com até 20 anos são escalados para jogar na copa do interior, uma competição com os melhores jogadores do interior. Em 2017 a seleção de sanharó chegou na semi-final do campeonato, onde foi desclassificado na cidade de Cachoeirinha.

Referências

  1. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Estimativa Populacional 2014». Estimativa Populacional 2014. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Agosto de 2014. Consultado em 29 de agosto de 2014 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 1 de outubro de 2013 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2012». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Pernambuco é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.