Santa Rita do Sapucaí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Santa Rita do Sapucai
"Vale da Eletrônica"
"Capital da Tecnologia"
Vista da cidade

Vista da cidade
Bandeira desconhecida
Brasão de Santa Rita do Sapucai
Bandeira desconhecida Brasão
Hino
Fundação 24 de maio de 1892
Gentílico santa-ritense
Lema ANGVLUS RIDET
(traduzido do latim, significa: "Este Canto Me Sorri")
CEP 37540-000
Prefeito(a) Jefferson Gonçalves Mendes (PR)
(2013–2016)
Localização
Localização de Santa Rita do Sapucai
Localização de Santa Rita do Sapucai em Minas Gerais
Santa Rita do Sapucai está localizado em: Brasil
Santa Rita do Sapucai
Localização de Santa Rita do Sapucai no Brasil
22° 15' 07" S 45° 42' 10" O22° 15' 07" S 45° 42' 10" O
Unidade federativa  Minas Gerais
Mesorregião Sul/Sudoeste de Minas IBGE/2008 [1]
Microrregião Santa Rita do Sapucaí IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Pouso Alegre, Cachoeira de Minas, Piranguinho, São José do Alegre, Pedralva, Natércia, Careaçu, São Sebastião da Bela Vista[2]
Distância até a capital 420 km
Características geográficas
Área 350,874 km²
População 40 784 hab. est. IBGE/2010 [3]
Densidade 99,5
Altitude 821 m
Clima tropical de altitude
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,810 muito alto PNUD/2000 [4]
PIB R$ 610.091 mil IBGE/2005 [5]
PIB per capita R$ 16,146 00 IBGE/2005 [5]
Página oficial
Rio Sapucaí em Santa Rita do Sapucaí

Santa Rita do Sapucaí é um município da Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas, no estado de Minas Gerais, no Brasil. Sua população é de 40 784 habitantes. É conhecida como "O Vale da Eletrônica", devido aos centros educacionais e empresas dessa área situados na cidade.

As referências na área de educação são: a Escola Técnica de Eletrônica, o Inatel e a FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação. Esses centros educacionais são responsáveis pela formação da mão de obra especializada na cidade.

O município está compreendido numa área de 321 quilômetros quadrados, com altitude de 821 metros e temperatura entre seis e 32 graus centígrados.

Atualmente, é comarca intermediária e dista 420 quilômetros da capital do estado, Belo Horizonte. Situa-se em uma região onde se alternam montanhas e vales que formam a Bacia do Rio Sapucaí.

A data magna da cidade é o dia 22 de maio, festa da padroeira, celebrada todos os anos com conotações religiosas, folclóricas e sócio-culturais. A padroeira, Santa Rita de Cássia, santa italiana nascida no século XIV, modelo de virtude e coragem, é o símbolo de mulher santa-ritense. O aniversário de emancipação político-administrativa é comemorado no dia 24 de maio.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Sapucaí" é um termo de origem tupi que significa "água de sapucaia", através da junção dos termos ïasapuka'i ("sapucaia")[6] e 'y ("água")[7] .

Economia[editar | editar código-fonte]

Santa Rita do Sapucaí é uma cidade de economia diversificada calçada principalmente nas atividades agropecuárias e industriais.

Na agricultura destacamos o Café e o leite como seus principais produtos, indústria agropecuária e indústria eletrônica são suas principais fontes de renda, produzindo ainda sementes de milho, arroz, café e outros.

Várias indústrias estão instaladas na cidade (mais de 120 empresas). Acompanhando os ensinamentos de suas escolas, estão mais voltadas para as áreas de eletrônica, telecomunicações e informática.

Feiras tecnológicas[editar | editar código-fonte]

  • Feira Industrial do Vale da Eletrônica, cujo objetivos anteriores de ser uma das estratégias para incrementar o faturamento anual do APL de Santa Rita do Sapucaí através de negócios internacionais e nacionais e lançamento de produtos, foi realizado e fechou o ano com 1 000 000 000 de reais.
  • Feira de Tecnologia da FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação: A Feira de Tecnologia é um evento anual promovido pela FAI, com o objetivo de apresentar à comunidade o potencial criativo de seu corpo discente visando despertar o interesse dos visitantes no sentido de viabilizar o aparecimento de oportunidades de geração de novos negócios, empregos e estágios, além de atrair financiamentos para projetos que promovam o atendimento das necessidades locais, regionais e nacionais e o crescimento profissional dos alunos.
  • Feira Tecnológica do Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações: É um eficaz instrumento de sensibilização para o empreendedorismo, pois permite aos participantes excelentes oportunidades para desenvolver, projetar e expor suas ideias, projetos, produtos e serviços, sendo uma excelente oportunidade para a revelação de novos empresários.

O intercâmbio com outras instituições de ensino também é considerado um importante objetivo da feira.

São apresentados trabalhos técnico-científicos nas áreas de gestão, tecnologia da informação e educação, divulgando novas ideias e experiências nessas áreas.

  • Feira de Projetos da ETE "FMC" - Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa": Na feira, os alunos apresentam, ao público visitante, projetos desenvolvidos ao longo do ano nas áreas de eletrônica digital, telecomunicações, automação industrial e biomedicina, sendo que muitos deles de cunho social.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Tem sua geografia localizada muito próxima de cidades de importância nacional e internacional, como, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Companhias de Água e Luz[editar | editar código-fonte]

Tem, como companhias de água e luz, as empresas Companhia de Saneamento de Minas Gerais e Companhia Energética de Minas Gerais.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Banham o município os rios Sapucaí e Vintém.

Perfil[editar | editar código-fonte]

Santa Rita do Sapucaí é conhecida em Minas Gerais por sua vanguarda no ramo da eletrônica e telecomunicações, pois tem um arranjo produtivo local dessas indústrias. Depois do seu grande desenvolvimento, ficou conhecida como "Vale do Silício" brasileiro.

A semente do Vale da Eletrônica foi plantada pela milionária benemérita "Sinhá Moreira", que fundou a escola técnica de eletrônica. Logo depois, foi criado o Instituto Nacional de Telecomunicações e, alguns anos depois, a FAI. Essas três escolas formam a mão de obra do Vale.

Assim, a ideia de Dona Sinhá Moreira expandiu-se e foi incorporada pelas administrações públicas, passando a contar com a força de outros nomes expressivos no panorama econômico e político brasileiro, o que a conduziu para a formação do chamado "Vale da Eletrônica".

Desde então, a cidade tomou novos rumos na área tecnológica, criando ambiente para que os alunos ali formados permanecessem com suas ideias e projetos, criando novas indústrias, que passaram a dar o tom do desenvolvimento à cidade, possibilitando que seus jovens ali se empregassem e desenvolvessem suas carreiras profissionais. Hoje, a oferta de empregos é grande e a renda per capita anual é alta e pode ser comparada a de importantes cidades, como Sorocaba, Uberlândia e Piracicaba.

Televisão[editar | editar código-fonte]

É aqui onde a série Brilhante F.C. é gravada, abordando assuntos importantes sobre a cidade como o apelido de "Vale da Eletrônica". [8]

Rodovias[editar | editar código-fonte]

A principal rodovia que corta o município é a BR-459 ligando Paraty a Poços de Caldas.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (2010). Mapa Político do Estado de Minas Gerais (PDF). Página visitada em 14 de janeiro de 2011.
  3. Estimativas da população para 1º de julho de 2010 (PDF) Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2010). Página visitada em 16 de agosto de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  6. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 1 551
  7. http://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/vocabulario.htm
  8. Conheça o time Brilhante Futebol Clube.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.