Saponinas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As saponinas ou saponosídeos são glicosídeos do metabolismo secundário vegetal, caracterizados pela formação de espuma, tendo propriedades de detergentes e surfactantes.[1] São compostos formados por uma parte hidrofílica e uma parte lipofílica. Na identificação laboratorial de presença saponinas podem ser realizados os testes de hemólise sanguínea (in vitro).Têm gosto amargo e acre e os medicamentos que os contêm geralmente são esternutatórios (provocam espirros)  e irritantes para as mucosas.

São compostos não nitrogenados que se dissolvem em água. Apresentam as propriedades de emulsionar óleos e de produzir hemólise. Esta última deve-se à capacidade do glicosídeo de se combinar com as moléculas de colesterol presentes na membrana dos eritrócitos, perturbando o equilíbrio interno-externo e promovendo a ruptura da célula com consequente liberação da hemoglobina.

Quimicamente, constituem um grupo heterogêneo, sendo classificados em glicosídeos saponosídicos do tipo esteroide (p.ex., hecogenina) e do tipo triterpênico (p.ex., ácido glicirretínico).

Os fármacos que apresentam esses princípios ativos são: quilaia (parte interna das cascas de caule de Quillaja saponaria Molina, Quillajaceae); alcaçuz (rizomas e raízes de Glycyrrhiza glabra L., Fabaceae); ginseng (raízes de Panax quinquefolius L. e P. ginseng C. A. Mey., Araliaceae); castanheiro-da-índia (cascas de caules de Aesculus hippocastanum L., Sapindaceae); dioscórea (tubérculos de Dioscorea sp., Dioscoreaceae); polígala (raízes dePolygala senega L., Polygalaceae); salsaparrilha e ginseng nacional.

Propriedades gerais[editar | editar código-fonte]

As saponinas possuem uma elevada solubilidade em óleo, no entanto possuem parte hidrofílica também, o que as tornam surfactantes.

Apresentam sabor acre e podem causar desorganização de membranas celulares.

Classificação[editar | editar código-fonte]

  • Saponinas esteroidais: esqueleto com 27 carbonos, tetracíclico.[2]
  • Saponinas triterpênicas: esqueleto com 30 carbonos, pentacíclico.[2]

Características físico-químicas[editar | editar código-fonte]

São substâncias de cor branca ou amarela, amorfas e cristalizáveis. Dissolvem-se em solução alcalina, e, em solução ácida ocorre precipitação.

Emprego Farmacêutico[editar | editar código-fonte]

As saponinas são componentes importantes para a ação de muitas drogas vegetais, destacando-se aquelas tradicionalmente utilizadas como expectorantes e laxantes.

Vegetais que contêm saponinas[editar | editar código-fonte]

Função nos vegetais[editar | editar código-fonte]

Nas plantas, funcionam na defesa contra insetos e patógenos e também na manutenção do crescimento.

Notas e referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Bioquímica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.