Sefes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Povos ibéricos proto-históricos
Saefes
Sefes
Mapa dos principais povos ibéricos proto-históricos
Descendiam da
cultura de Hallstaff
Cidade principal
Várias
Religião
Lingua Indo-europeu
Localização atual

(entre os rios Douro e Tejo)

Os Saefes ou Sefes eram um povo celta. Oriundos da região germano-checa, da cultura de Hallstatt, migraram para a península Ibérica (atualmente Portugal e Espanha). De acordo com a Celtic Encyclopedia passaram os Pirinéus, no século a.C., com a tribo dos Cempsos,[1] embora Juan Jesús Martín Tardío refia uma data cinco séculos antes.[2]

Estabeleceram-se em várias regiões, principalmente montanhosas, da península Ibérica. Alguns fixaram-se ao longo da Baía de Biscaia nas nascentes do rio Ebro. A maioria juntou-se a outras tribos da cultura de Hallstatt ao longo do Douro a partir de Numância para o Oceano Atlântico. Outros ainda, instalaram-se perto dos Cempsios ao longo da costa sul do Tejo [1]

Os gregos chamavam ao território dos Saefes na Ibéria de Ophiussa;.[1] Os Romanos, como Avienus, também usaram o mesmo nome[3] De acordo com a Enciclopédia Celtic, um texto fenício do século VI a.C., relatado por Avienus, disse que os Saefes deslocaram um povo chamados Osismii [1] ; Martín Tardío refere-se~lhes como os conquistadores dos Oestriminis [2] , presumivelmente, a quem Avienus chama de estrímnicos[3] .

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Saefs», especificamente desta versão.
  1. a b c d Harry Mountain, The Celtic Encyclopedia, Volume 1, Universal, 1998, ISBN 1-58112-890-8, p. 212. Preview online at Google Books.
  2. a b Juan Jesús Martín Tardío, Puenteceso (La Coruña), www.corme.net, p. 104.
  3. a b Rufus Festus Avienus, Ora Maritima. Retrieved 2010-02-22.


Ícone de esboço Este artigo sobre etnologia ou grupos étnicos é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre História de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.