Set-top box

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Set-top Box da Nokia
Conexões disponíveis no
Set-top Box da Apple Inc.

Conversor, set-top box (STB) ou power box é um termo que descreve um equipamento que se conecta a um televisor e a uma fonte externa de sinal, e transforma este sinal em conteúdo no formato que possa ser apresentado em uma tela.

A fonte deste sinal pode ser um cabo ethernet, (veja triple play), uma antena de satélite, um cabo coaxial (veja Televisão a cabo), uma linha telefônica (incluindo conexões DSL), ou até mesmo uma conexão de uma antena VHF ou UHF.

O conteúdo, descrito acima, pode abranger vídeo, áudio, páginas da Internet, interatividade e jogos, entre outros.

Um Set-top box digital se faz necessário para a recepção de transmissões de TV Digital em televisores que não disponham de conversor integrado.

O Set-top box é também reconhecido no mercado pelo nome de IRD (veja integrated receiver/decoder).

Em redes IPTV, o set-top box é nada mais que um pequeno computador que provê comunicação de via dupla (ida e volta) em uma rede IP, e decodifica a mídia de vídeo e áudio transmitida (veja streaming media).

O gravador de vídeo digital (DVR), que pode também ser chamado de gravador de vídeo pessoal (PVR), trata-se de um aparelho de vídeo que permite aos usuários capturar a programação televisiva para armazenamento em disco rígido (HD), para visualização posterior. Alguns Set-top boxes possuem esta funcionalidade de PVR já integrada.

Ver também[editar | editar código-fonte]