Xatranje

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Shatranj)
Ir para: navegação, pesquisa
Conjunto de peças do Xatranje, datadas do século XII.[1]

Xatranje[2] ou Shatranj é a denominação de uma antiga forma de xadrez, a partir do qual o xadrez moderno se desenvolveu gradualmente. Chegou à Pérsia a partir do jogo de tabuleiro indiano Chaturanga por volta do século VII sob o nome Chatrangue. Após o jogo se popularizar em todo o mundo islâmico, seu nome mudou para xatranje. As regras e os nomes das peças se mantiveram como na Pérsia. O jogo foi muito popular durante quase 1 000 anos até ser suplantado gradualmente pelo xadrez atual.

Não se conhece precisamente as regras do Chaturanga e acredita-se que o Chatrangue e o Chaturanga tinham as mesmas regras ou eram muito similares. As primeiras regras são do final do século VII do poema persa Karnamak, de Cosroes II (r. 590–628). A posição das peças maiores e peões é basicamente a mesma embora em algumas variantes indianas a torre é um barco ou elefante e às vezes trocada com o elefante original ou camelo. O cavalo teve sempre a mesma posição e movimento, assim como o peão.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Pacioli, Luca. Gli scacchi di Luca Pacioli: evoluzione rinascimentale di un gioco matematico. [S.l.]: Aboca museum, 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia possui o
Portal de Enxadrismo
Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.