Shatranj

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Conjunto de peças do Shatranj, datadas do século XII.[1]

Shatranj ou Shatranji é a denominação de uma antiga forma de xadrez, a partir do qual o Xadrez Moderno se desenvolveu gradualmente. O jogo chegou à Pérsia a partir do jogo de tabuleiro indiano Chaturanga por volta do Século VII. O nome persa do jogo era Chatrang. Não se conhece precisamente as regras do Chaturanga e acredita-se que o Chatrang e o Chaturanga tinham as mesmas regras ou eram muito similares. Após o jogo se popularizar em todo o mundo islâmico, seu nome mudou para Shatranj. As regras e os nomes das peças se mantiveram como na Pérsia. O jogo foi muito popular durante quase 1.000 anos até ser suplantado gradualmente pelo xadrez atual.

Origem[editar | editar código-fonte]

O Shatranj é a forma arabizada do Chatrang que vem do sânscrito chaturanga.As primeiras regras são do final do Séc. VII do poema persa Karnamak, de Cosroes II (590-628). A posiçã odas peças maiores e peões é basicamente a mesma embora em algumas variantes indianas a torre é um barco ou elefante e às vezes trocada com o elefante original ou camelo. O cavalo teve sempre a mesma posição e movimento, assim como o peão.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Chess set (Glazed fritware) (1971.193a-ff)". In Heilbrunn Timeline of Art History. New York: The Metropolitan Museum of Art (em inglês) (Abril de 2009). Página visitada em 16/04/2010.
  2. Murray (1913), p.26-28

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


A Wikipédia possui o
Portal de Enxadrismo
Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.