Shay Mitchell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Shay Mitchell
Shay Mitchell
Mitchell em 2018.
Nome completo Shannon Ashley García Mitchell[1]
Nascimento 10 de abril de 1987 (37 anos)
Mississauga, Ontário, Canadá
Residência Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos
Nacionalidade
Progenitores Mãe: Precious García
Pai: Mark Mitchell
Cônjuge Matte Babel
Filho(a)(s) 2
Ocupação
Período de atividade 2007-presente
Principais trabalhos
Página oficial
shaymitchell.com

Shannon Ashley Garcia Mitchell, mais conhecida como Shay Mitchell (Mississauga, 10 de abril de 1987),[1] é uma atriz,[2] modelo e empresária canadense de ascendência filipina.[3] Ficou mais conhecida por seu papel como Emily Fields na série de televisão da Freeform, Pretty Little Liars (2010–2017).[4][5] Em 2018, ela estrelou a série de suspense psicológico da Lifetime, You, interpretando Peach Salinger, e o filme de terror The Possession of Hannah Grace, no papel de Megan Reed.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mitchell é filha de Precious Garcia e Mark Mitchell. Seus pais trabalham em finanças. Seu pai é de ascendência escocesa e irlandesa e sua mãe, que é filipina, é da província de Pampanga, e deixou as Filipinas aos dezenove anos. Ela tem um irmão mais novo chamado Sean. Ela é uma prima de Lea Salonga, uma cantora e atriz de teatro premiada com o Tony, bem conhecida por ter originado o papel principal de Kim no musical Miss Saigon. Mesmo quando criança, Mitchell estava interessada em artes cênicas, declarando a seus pais que ela iria seguir tal carreira. Mitchell começou as aulas de dança aos cinco anos de idade, e ela e vários de seus colegas visitaram a cidade para competir com uma variedade de outras escolas de dança. Na idade de 10 anos, a família de Mitchell mudou-se para West Vancouver, British Columbia.

Um ano após a sua chegada, uma agência internacional de modelos realizou um casting aberto para meninas adolescentes e pré-adolescentes que estavam disputando a representação. Mitchell foi uma das garotas selecionadas. Ela freqüentou Rockridge Secondary School e depois transferida para West Vancouver Secondary School, onde se formou. Ela recebeu o apelido de Shay porque ela é uma grande fã de Jennifer Lopez, também conhecida como J. Lo, então seus amigos a chamavam de "Shay Lo".[6]

Carreira[editar | editar código-fonte]

2009–2015: Primeiros trabalhos e Pretty Little Liars[editar | editar código-fonte]

Mitchell em 2014.

No final da adolescência, Mitchell tinha modelado com sucesso para uma variedade de empresas em cidades tão variadas como Bangkok, Hong Kong e Barcelona, ​​mas depois voltou a Toronto para estudar atuação. Depois de assinar com sua primeira agência teatral, Mitchell apareceu na série de drama adolescente canadense Degrassi: The Next Generation e reservou vários comerciais nacionais. Mitchell, atriz convidada na série Global Rookie Blue, apareceu no videoclipe de "Hold My Hand", do rapper jamaicano Sean Paul. Em 2010, Mitchell apareceu em um arco de quatro episódios na série da Disney XD, Aaron Stone, como a líder de torcida Irina Webber. Em dezembro de 2009, Mitchell foi escalada para a adaptação da série de livros Pretty Little Liars, da ABC Family (agora Freeform). Inicialmente, Mitchell fez o teste para o papel de Spencer Hastings.

Em janeiro de 2010, Pretty Little Liars foi escolhido pela ABC Family. A série é centrada em quatro amigas contra um anônimo por quem ameaça revelar todos os seus segredos, enquanto desvendam o mistério do desaparicemento de sua melhor amiga. Mitchell retrata o papel de Emily Fields, a "garota atleta" do grupo. O programa ganhou popularidade rapidamente, apesar das críticas. O show durou sete temporadas e o final da série foi ao ar em 27 de junho de 2017. Em janeiro de 2011, Mitchell assinou um contrato com a Procter & Gamble para ser o porta-voz da linha de xampus Pantene Nature Fusion. Endossos subsequentes incluem American Eagle, Nike e Biore.

2016–presente: You, Dollface e novos filmes[editar | editar código-fonte]

Em 2016, Mitchell fez sua estreia no cinema com o drama musical Dreamland, estrelando como Nicole, que estreou no Tribeca Film Festival. Nesse mesmo ano, ela encabeçou o filme de comédia Mother's Days, onde interpretou Tina. O filme foi um sucesso comercial moderado, e marcou o avanço cinematográfico de Mitchell, embora tenha sido criticado pelos críticos. Em 2018, Mitchell foi escalada para o antigo thriller de televisão da Lifetime You, no papel de Peach Salinger, uma socialite rica e poderosa, que ela interpretou na primeira temporada dos programas. A série estreou em setembro de 2018 e recebeu elogios da crítica. Ganhou pontos em várias listas de críticos de fim de ano,] e as performances do elenco, incluindo Mitchell, foram elogiadas; é seu trabalho mais bem avaliado. Também em 2018, Mitchell fundou a produtora "Amore & Vita Inc." e assinou um contrato com a Warner Bros. Television. Ela foi posteriormente escalada para o piloto de televisão da ABC The Heiresses, adaptado do livro de mesmo nome, que estava em produção até 2018, quando foi anunciado que o show foi cancelado.

Mitchell em 2019.

Mitchell também lançou sua marca de viagens, "BÉIS" em 2018. No mesmo ano, o filme de terror The Possession of Hannah Grace foi lançado, onde Mitchell foi vista como Megan Reed, uma "ex-policial problemática que faz o turno do cemitério em um necrotério". O projeto foi filmado anos antes, e ela afirmou que foi um de seus papéis mais difíceis de interpretar. Ela declarou em uma entrevista ao Collider: "Eu estava interpretando um personagem que estava lidando com grande ansiedade e, para ser honesta com você, antes desse papel, eu realmente não tinha encontrado ansiedade em minha vida pessoal. Boston e filmar, logo após sair de PLL, para então liderar este filme, houve muita pressão... Eu tive tantos ataques de pânico, naquelas primeiras três semanas de filmagem, e foram apenas quatro Eu sinto que estava realmente sentindo o que eu acho que o personagem deve ter passado."

Desde novembro de 2019, Mitchell interpretou Stella Cole na série de comédia Hulu Dollface, a melhor amiga de Jules Wiley (Kat Dennings). A personagem inicialmente fez comparações com Peach Salinger on You de Mitchell, embora ela tenha afirmado sobre o papel que "Esteticamente, você pode ver uma semelhança, mas quando você conhece Stella, ela é realmente um espírito selvagem e um 180 completo de Peach. Foi divertido para ir disso para isso." Dollface é seu primeiro papel de comédia principal, e Mitchell, junto com o conjunto de atuação, ganhou elogios. Ela fez sua estréia como dubladora na série animada da Netflix de 2021, Trese, onde forneceu a voz da protagonista titular, Alexandra Trese.

Outros projetos[editar | editar código-fonte]

Mitchell é co-autora do romance para jovens adultos Bliss com Michaela Blaney (2015). Ela também hospeda seu próprio canal de estilo de vida do YouTube. Em 2017, Mitchell fundou uma produtora Amore & Vita Inc. com o gerente David Dean Portelli e já assinou um contrato com a Warner Bros. Television Group.

Ativismo[editar | editar código-fonte]

Mitchell apoiou a Somaly Mam Foundation, uma organização sem fins lucrativos que lutou contra o tráfico sexual até o fim das operações em 2014. Ela também trabalhou com o The Trevor Project juntamente com o elenco de Pretty Little Liars e a campanha NOH8. Ela trabalha com a WE Charity, que ajuda as comunidades a desenvolver recursos educacionais, e fez uma parceria com a Represent Clothing para promover camisetas onde metade dos recursos foram para a GLAAD.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Ela está namorando o apresentador de TV e repórter de música Matte Babel. Em 1º de janeiro de 2019, ela revelou em seu perfil no Instagram que havia sofrido um aborto espontâneo em 2018.[7] Em 2019, nasceu sua primeira filha, chamada Atlas Noa.

No dia 07 de fevereiro de 2022 anunciou em sua conta do Instagram, sua segunda gravidez, fruto de seu relacionamento com Matte Babel. Ela anunciou o nascimento de sua segunda filha, Rome, em 05 de Junho de 2022. O nome da menina é uma homenagem para a sua avó, falecida no começo de 2022.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema
Ano Título Papel Nota
2013 Immediately Afterlife Marissa Curta-metragem
2016 Mother's Days Tina Longa-metragem
2016 Dreamland Nicole Longa-metragem
2018 Cadaver Megan Reed Longa-metragem
Shay Mitchell atuando como Emily Fields na sétima temporada de Pretty Little Liars

Televisão

Ano Título Papel Notas
2009 Degrassi: The Next Generation Modelo Episode: "Up Where We Belong"
2010–2017 Pretty Little Liars Emily Fields Papel principal
2010 Aaron Stone Irina Webber 4 episódios
2010 Rookie Blue Cute Girl Episódios: "Mercury Retrograde"
2012 Punk'd Ela mesma Episódios: "Heather Morris"
2012 Glee Girl in Yellow Jacket Episódio: "Britney 2.0"
2015 Project Runway Ela mesma Episódio: "Fashion Week: Who's In and Who's Out"
2017 Shay Mitchell: Chapters Ela mesma Fullscreen Original Series
2018 RuPaul's Drag Race All Stars Ela mesma Jurada convidada; episódio: "Pop Art Ball"
2018 You Peach Salinger Papel principal (temporada 1); 6 episódios
2019 Almost Ready Ela mesma Direct-to-streaming series
2019–2022 Dollface Stella Cole Papel principal
2020 We Celebrate: Class of 2020 Ela mesma Especial de televisão
2021 Trese Alexandra Trese Voz
2021 Miracle Workers: Oregon Trail Purple Aparição no episódio: "Fording the River"
Clipe musical
Ano Artista Título
2009 Sean Paul "Hold My Hand"[8]
2016 Nick Jonas "Under You"
2017 Logan Paul "help me help you"
2018 Drake In My Feelings[9]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Trabalho Cerimônia Categoria Resultado Refs
2011 Pretty Little Liars Young Hollywood Awards Cast to Watch (ao lado de Troian Bellisario, Lucy Hale and Ashley Benson) Venceu
Youth Rock Award Rockin’ TV Actress Indicado [10]
2014 Teen Choice Awards Choice Summer TV Star – Female Indicado
2015 MTV Fandom Awards Ship Of The Year (com Sasha Pieterse) Indicado
Teen Choice Awards Choice TV Actress: Drama Indicado
2016 Teen Choice Awards Choice Summer TV Star – Female Indicado
People's Choice Awards Favorite Cable TV Actress Indicado [11]
2017 Teen Choice Awards Choice TV Actress: Drama Indicado
Choice TV Ship (com Sasha Pieterse) Indicado
2018 Ela mesma Teen Choice Awards Choice Web Star: Fashion/Beauty Indicado

Referências

  1. a b «The Filipino in Shay Mitchell». philstar.com. Consultado em 17 de janeiro de 2019 
  2. «LA IT GIRL DEL MOMENTO: SHAY MITCHELL». Sklussiv (em espanhol). Consultado em 11 de abril de 2019 
  3. «YouTube». youtube.com. Consultado em 15 de junho de 2018 
  4. Ashley Benson (10 de abril de 2013). «Happy birthday to my gum drop @shaymitch». Twitter. Consultado em 14 de junho de 2013 
  5. Shay Mitchell (10 de abril de 2016). «I mean is anyone really shocked at this pretty little cake?! This day feels surreal for many reasons but the fact that I'm doing press for my first movie, "Mother's Day", on my 29th birthday feels just right...lets do this!!!». Instagram. Consultado em 10 de abril de 2016 [ligação inativa]
  6. «Shay Mitchell: Styled Up For Beyoncé Concert -Shay Mitchell - Zimbio» (em inglês). Consultado em 24 de dezembro de 2013 [ligação inativa]
  7. «OMG: Shay Mitchell, de "Pretty Little Liars", conta que perdeu um bebê em 2018!». www.purebreak.com.br. Consultado em 2 de janeiro de 2019 
  8. «"Pretty Little Liars Star Shay Mitchell Stuns in Sean Paul's "Hold My Hand" — Throwback Video!"» (em inglês). Consultado em 24 de abril de 2015 
  9. Whittum, Connor; Whittum, Connor (3 de agosto de 2018). «Drake's 'In My Feelings' Video: All the Celeb Cameos». Billboard (em inglês). Consultado em 17 de julho de 2022 
  10. «Ashley Benson wins 2011 Youth Rock Award For Best Actress" Announced». Youth Rock Awards. 8 de dezembro de 2011. Consultado em 29 de novembro de 2016 
  11. «People's Choice Awards: Fan Favorites in Movies, Music & TV – PeoplesChoice.com». Peopleschoice.com. Consultado em 4 de novembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]