Shimizu S-Pulse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Shimizu S-Pulse
Nome Shimizu S-Pulse
Alcunhas S-Pa
Principal rival Júbilo Iwata
Fundação 1 de maio de 1991 (32 anos)
Estádio Nihondaira Stadium
Shizuoka Stadium
Capacidade 21.500
51.349
Localização Shizuoka, Japão
Presidente Iwao Hayakawa
Treinador(a) Tadahiro Akiba
Patrocinador(a) Suzuyo
Material (d)esportivo Puma
Competição J. League 2
Website [1]
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Shimizu S-Pulse

O Shimizu S-Pulse (清水エスパルス) é um clube de futebol de Shizuoka. A equipe compete na J. League.

Formado em 1991, o S-Pulse é uma das equipes profissionais mais jovens do Japão. O clube foi formado para a disputa da J. League em 1991, e seu elenco consistia em jogadores extraídos exclusivamente da prefeitura de Shizuoka; Uma distinção única na época.

O nome da equipe S-Pulse é uma combinação de S que foi retirada das seguintes palavras Shimizu, Shizuoka e Soccer (Futebol em inglês), e o Pulse que foi também tirado do inglês que tem como significado "o espírito de todos os que contribuem com a equipe".

História[editar | editar código-fonte]

Era J-League[editar | editar código-fonte]

Ingressou na J. League em 1991, e atuava na cidade de Shimizu na província de Shizuoka, depois com a união das cidades vizinhas passou a jogar em Shizuoka, na mesma província. Seu estádio é o Nihondaira Stadium e utiliza o estádio Miho, do campo de esportes da cidade de Shizuoka para efetuar seus treinamentos.[1]

Dada a juventude do clube comparada com outros clubes da J-League, o S-Pulse teve um impacto relativamente grande no futebol japonês. Desde que o futebol se tornou profissional em 1992, o clube de Shizuoka é um dos que têm melhor consistência nas competições de mata-mata, tendo feito nada menos que 10 finais: 5 vezes na Copa do Imperador e 5 vezes na Copa da Liga Japonesa. Apenas o Kashima Antlers, clube de maior sucesso no Japão, tem mais participações em finais de copas. Porém o S-Pulse só ganhou essas duas competições uma vez cada: a Copa do Imperador em 2001 e a Copa da Liga em 1996. O maior título do clube é a Recopa Asiática em 2000, competição que posteriormente se fundiu com o Campeonato Asiático de Clubes para formar a Liga dos Campeões Asiáticos. A final mais recente que o Shimizu jogou foi a da Copa da Liga de 2012, em que perdeu para o Kashima Antlers. Apesar do relativo sucesso em copas, o S-Pulse segue em busca do título inédito da J-League. Em 1999 o clube de Shizuoka chegou perto: após vencer o 2° período da competição, o S-Pulse se classificou para a final, contra o Júbilo Iwata, seus rivais locais. Após empate no agregado dos dois jogos, a decisão foi para os pênaltis e o Júbilo venceu.

O Shimizu S-Pulse é uma equipe que se baseia em investimentos de empresas e incorpora os jogadores nascidos na prefeitura de Shizuoka. A equipe originalmente era mantida pela empresa S-Lap Communications, junto com a ajuda dos torcedores e da emissora de televisão local, mas em 1998 a emissora parou de ajudar financeiramente a equipe, e o S-Pulse se reorganizou com o apoio das empresas locais e a direção da empresa Suzuyo. E atualmente possui o nome S-Pulse. Tem como grande rival o Jubilo Iwata.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Internacionais[editar | editar código-fonte]

Nacionais[editar | editar código-fonte]

Notáveis jogadores[editar | editar código-fonte]

Japão
AFC/OFC/CAF
CONMEBOL
UEFA

Referências

  1. «Perfil na Soccerway.com». Consultado em 27 de agosto de 2008 
Bandeira de JapãoSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol japoneses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.