Shutter (filme de 2004)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde fevereiro de 2012).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Shutter
ชัตเตอร์ กด ติด วิญญาณ
Espíritos - A Morte está ao Seu Lado (BR)
 Tailândia
2004 • cor • 97 min 
Direção Banjong Pisanthanakun
Parkpoom Wongpoom
Produção Yodphet Sudsawad
Roteiro Banjong Pisanthanakun
Sopon Sukdapisit
Parkpoom Wongpoom
Elenco Ananda Everingham
Natthaweeranuch Thongmee
Achita Sikamana
Género Terror
Idioma tailandês
Música Chartchai Pongprapapan
Cinematografia Niramon Ross
Edição Manop Boonvipat
Lee Chatametikool
Distribuição GMM Grammy
Lançamento 9 de setembro de 2004
Receita US$ 6,989,456

Shutter (Tailândia: ชัตเตอร์ กด ติด วิญญาณ) (br: Espíritos - A Morte está ao Seu Lado) é um filme de horror tailandês lançado em 2004 por Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom, estrelado por Ananda Everingham, Natthaweeranuch Thongmee e Achita Sikamana. O enredo gira em torno de misteriosas imagens que aparecem em fotos tiradas de câmeras.

O filme teve um remake americano em 2008 com o mesmo título.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Depois de comemorar em uma festa bebendo com seus amigos mais próximos, em Bankok, Tun (Ananda Everingham), um fotógrafo, e sua namorada Jane (Natthaweeranuch Thongmee), sofrem um acidente de carro. Jane, que dirigia, atropela uma garota, mas Tun não permite que ela saia do carro, deixando a tal garota deitada no chão.

Tun começa a achar misteriosas sombras em suas fotografias, levando Jane a acreditar que a menina que haviam atropelado na estrada estava assombrando-os. Tun, que vinha sentindo fortes dores na coluna desde o acidente, descarta a ideia, embora seus amigos também estejam sendo assombrados pela tal garota.

Jane começa a investigar e descobre que a garota se chamava Natre (Achita Sikamana), uma garota tímida que tinha feito a faculdade com Tun. Depois de confrontar Tun, o mesmo admite que ele e Natre tinham um relacionamento, e que ele havia mantido em segredo. Natre ameaçou suicidar-se quando Tun rompeu o relacionamento.

Tun começa a ser assombrado pelo fantasma de Natre, no intuito de que ele e Jane visitassem a sua mãe (de Natre). Na casa, eles encontram o cadáver dela mantido por sua mãe em seu quarto, descobrindo que Natre havia cometido suicídio. De volta à Bangkok,o amigo de Tun, Tan, comete suicídio, pulando da sacada de seu apartamento. Tun descobre que seus outros dois amigos íntimos do colégio também haviam cometido suicídio. Acreditando que eles foram coagidos a fazê-lo pelo fantasma da Natre, Tun, se convence de que ele será o próximo.

Natre fantasma aparece no apartamento de Tun à noite, e os eventos que se seguem levam Tun a cair da escada de incêndio do lado de fora de seu apartamento, após ter sido perseguido pelo espírito. Ele sobrevive à queda. O funeral de Natre é realizado no dia seguinte. Após o mesmo, Jane têm esperanças de que tudo voltará ao normal.

No entanto, no regresso a Bangkok, Jane recolhe algumas fotografias. Um dos filmes mostra uma série de imagens sombrias da Natre no apartamento de Tun, se arrastando até a estante, tentando encontrar algo. Jane, ao investigar a tal estante, encontra um conjunto de negativos escondidos atrás da estante. Ela revela os negativos e descobre fotografias (que Tun havia tirado) onde Natre era estuprada pelos amigos de Tun. Não acreditando no que havia descoberto, e sentindo-se traída por suas mentiras, ela rompe com ele.

Percebendo que ainda estava sendo assombrado pelo fantasma de Natre, Tun tira uma série de fotografias em seu apartamento, em uma tentativa de encontrar o espírito. Não tendo sucesso, ele lança a câmera com toda a força contra a parede. Quando a câmera cai ao chão, tira uma última fotografia. Tun recolhe a câmera, e olha a foto, que mostrava Natre sentada sobre seus ombros (a causa de suas fortes dores de coluna). Nos eventos que se seguem, Tun se desequilibra e cai pela janela.

A próxima cena mostra ele sentado sobre a cama do hospital, Jane o visitara. Ela o olha com tristeza, chorando. No reflexo de Tun na porta de vidro do quarto, se pode ver Natre ainda sentada sobre seus ombros.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu um 7,6 e 79% "rating" Fresh do Rotten Tomatoes.

O filme foi nomeado em 2005 para o Golden Kinnaree Award de melhor filme no Festival Internacional de Bangkok e ganhou vários prêmios em festivais menores em todo o mundo. O filme foi especialmente bem recebido na Tailândia e Singapura.

Remake[editar | editar código-fonte]

Um remake americano foi lançado em 2008, dirigido por Masayuki Ochiai e estrelado por Rachael Taylor e Joshua Jackson. O remake americano segue a história de um jovem casal em lua de mel em Tóquio, onde eles logo começam a ver imagens de fantasmas em suas fotografias. Ao contrário do original, o remake de 2008 foi recebido negativamente pela crítica.

Circa 2006, este filme também foi refeito como fotografias em Telugu. Era um filme de baixo perfil. A principal diferença é que o herói não fez nenhum dano ao fantasma que está assombrando ele. No final o fantasma vem a saber disto e que o herói é libertado da assombração. Veteran Jayasudha desempenha o papel de mãe da menina (fantasma), que morreu e agora está assombrando o herói.

Em 2007, foi refeita em Tamil como Sivi.

Um remake do filme hindu chamado Click, estrelado por Shreyas Talpade Sada e foi lançado em 2010.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.