Sistema monetário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Um sistema monetário é um conjunto de regras e instituições cujo objectivo é organizar a moeda em um determinado espaço monetário.

Tradicionalmente, os sistemas monetários são a responsabilidade dos Estados, e são administrados como parte da política econômica nacional. Existem também sistemas transnacionais, como a zona euro.

Um sistema monetário é organizado em torno de dois componentes essenciais:

  • Um sistema de moeda de conta

Por exemplo, a zona euro tem como moeda da conta o euro e os centavos de euro. A escrituração contábil em euro é obrigatório na zona euro para os indivíduos e as empresas desde 2002 e para os mercados financeiros desde 1999.

  • Um sistema de moeda de pagamento (ou de transação)

Por exemplo, a moeda fiduciária da zona euro é um dos elementos da moeda de pagamento ou de transação. Ela é composta de espécies metálicas e notas.

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.