Smriti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Smriti (Sânscrito स्मॄति, "aquele que é lembrado") refere-se a um corpo específico das escrituras religiosas hindus. Smriti também denota textos não-Shruti geralmente, vistos como secundários em autoridade ao Shruti.

Categorização[editar | editar código-fonte]

Classificar o Smriti tem sido um assunto contencioso, e até os nomes para as categorias são debatidos. Segue uma lista com diferentes taxonomias propostas:

  1. Dharmasastra ou as leis. É representado por 18 livros. Cada livro corresponde a um período do tempo.
  2. Itihasa ou as histórias. Este é representado por 4 livros. Inclui os Mahakavyas, ou os épicos Mahabharata e Ramayana.
  3. Purana ou as escrituras. Este é representado por 18 livros. São escrituras secundárias que dão foco principalmente no Vishnu ou Shiva como a Deidade suprema preferida.
  4. Sutras ou provérbios. Este é representado por 6 categorias de documentos: Shiksha, Vyakarana, Chandas, Nirukta, Jyotisha, e Kalpa.
  5. Agama ou as doutrinas. Existem três divisões principais por doutrina: Vaisnava, Saiva, e Sakta. Outro modo de agrupá-los é por Mantra, Tantra, e Yantra.
  6. Darsana (Dyasana) ou filosofias. Este é representado por 6 escolas de pensamento: Nyaya, Vaisheshika, Sankhya, Yoga, Purva Mimamsa, e Uttara Mimamsa (Vedanta).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.