Full Metal Panic!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sousuke Sagara)
Ir para: navegação, pesquisa
Full Metal Panic!
フルメタル・パニック!
(Furumetaru Panikku!)
Gênero Ação, Comédia romântica, Drama, Mecha
Light Novel
Autor Shouji Gatou
Ilustrador Shiki Douji
Editora Japão Kadokawa Shoten
Data de publicação 9 de setembro de 199820 de agosto de 2011
Volumes 22
Mangá
Autor Shouji Gatou
Ilustrador Retsu Tateo
Editora(s) Japão Kadokawa Shoten
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil Panini Comics
Revista Monthly Comic Dragon
Data de publicação Maio de 2003 – Abril de 2005
Volumes 9 volumes
Mangá
Full Metal Panic! Σ (Sigma)
Autor Shikidouji (Chacter Design), Shouji Gatou (história), Hiroshi Ueda (Arte)
Editora(s) Japão Kadokawa Shoten
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil Panini Comics
Revista Kadokawa Comic Dragon Jr.
Data de publicação 2005 – Ainda em publicação
Volumes 17
Anime
Direção Koichi Chigira
Estúdio Gonzo
Exibição original 8 de janeiro de 2002 – 18 de junho de 2002
Emissoras de TV Japão WOWOW
Nº de episódios 24 episódios
Anime
Full Metal Panic? Fumoffu!
Direção Yasuhiro Takemoto
Estúdio Kyoto Animation
Exibição original 26 de agosto de 2003 – 18 de novembro de 2003
Emissoras de TV Japão Fuji TV
Nº de episódios 12 + 1 OVA
Anime
Full Metal Panic: The Second Raid
Direção Yasuhiro Takemoto
Estúdio Kyoto Animation
Exibição original 13 de julho de 2005 – 19 de outubro de 2005
Emissoras de TV Japão Fuji TV
Nº de episódios 13 + 1 OVA
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Full Metal Panic! (フルメタル・パニック!, Furumetaru Panikku!?) (geralmente abreviado para FMP!), é uma série light novel de ficção científica escritas por Shouji Gatou e ilustradas por Shiki Douji. Os livros mesclam segmentos de ação mecha e comédia. Fora do Japão é mais conhecida por suas adaptações para anime e mangá.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Uma organização secreta, chamada Mithril, tenta impedir um terrorista conhecido como Gauln, de conseguir aprisionar os "Whispered", pessoas que conhecem e experimentam visões onde lhes são mostradas tecnologias (Black Technology, no Brasil adaptado para "Tecnologia Obscura") acima do nosso tempo (uma espécie de super-dotados), dando assim, poder para quem conseguir obter as informações de dentro de suas cabeças.

É aí que entram os personagens principais. O Sargento Sousuke Sagara (Wendel Bezerra), o protagonista, junto com dois de seus camaradas, tem que se infiltrar na escola de Kaname Chidori e impedir a sua captura pela organização de Gauln.

Isso é apenas o começo da série, que segue assim até o oitavo episódio, após o quê outras coisas entram em questão, tendo até um episódio onde Chidori não é mencionada, e concentrando-se inteiramente ao redor dos colegas militares e sua base submarina.

Mithril[editar | editar código-fonte]

A Mithril é uma organização militar autônoma, ou seja, não ligada a qualquer governo mundial que o tem o objetivo de "proteger" o mundo contra organizações terroristas. A sua base principal é localizada na Ilha Melida, no Pacífico Sul. A Mithril possui armamentos e equipamentos militares 10 anos mais avançados do que os dos Estados Unidos e usa esse equipamento para intervir em qualquer combate envolvendo organizações terroristas no mundo. Dentro da Mithril existem vários setores como o Departamento de Operações (que luta no front) e o Departamento de Informações (que cuida de assuntos burocráticos e estratégicos) e estes também são sub divididos por regiões do planeta. A sede da Mithril é em Sydney na Austrália, embora o enredo foque a Ilha Melida, base do Departamento de Operações do Pacifico, do qual os personagens principais fazem parte. Na história, a Mithril é associada ao super-submarino "Thuata De Danaan" (Filho de Danaan) (TDD-1) e a sua comandante é a Capitã Teletha "Tessa" Testarossa, uma Whispered. Dentro do Thuata de Danaan, há o "Special Reaction Team" (SRT) que é composto pelos soldados de elite da Mithril. Cada soldado desse grupo é denominado de "Urzu" onde Urzu-1 é o comandante da tropa e Urzu-2 é o subcomandante.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Light novels[editar | editar código-fonte]

A série de light novels foram escritas por Shouji Gatou e ilustradas por Shiki Douji. Foram publicadas pela Fujimi Shoubo (na época subsidiária da Kadokawa Shoten) em sua revista mensal Gekkan Dragon Magazine desde 9 de setembro de 1998, sob o selo "Fujimi Fantasia Bunko". Gatoh frequentemente entrava em pausa na publicação dos capítulos das novels, o que levava a atrasos na publicação dos volumes. A série foca na chegada do Sargento Sousuke Sagara ao Jindai High School, onde ele é designado para a proteção da estudante Kaname Chidori, enquanto age como um estudante.

Mangá[editar | editar código-fonte]

Ao contrário de muitas séries, o mangá de Full Metal Panic! foi feito depois da série de tv (onde a mesma foi inspirada nas Light Novel). O mangá foi publicado primeiramente na revista Monthly Comic Dragon e depois publicado em volumes pela editora Kadokawa Shoten, com desenhos de Retsu Tateo e história de Shouji Gatou (criador da série). Esse mangá é composto de 19 volumes (tankohon) e foram publicados no Brasil 9 volumes pela Panini Comics.

Anime[editar | editar código-fonte]

Full Metal Panic!

A primeira temporada do anime foi feita pelo Estúdio Gonzo, estreou em 2002 e é composta de 24 episódios no total. Ela mostra todo o começo da história. Desde o recebimento da missão de proteção para Sousuke Sagara, passando por várias missões militares em vários países (alguns com seus nomes alterados). Full Metal Panic! estava programado para ser exibido no final do ano de 2001, mas devido aos atentados terroristas de 11 de setembro o anime foi adiado devido a algumas situações presentes no anime que poderiam ter alguma associação aos atentados. O anime estreou então em janeiro de 2002 no canal japonês WOWOW.

Full Metal Panic? Fumoffu!

Full Metal Panic? Fumoffu foi ao ar em 2003 e ao contrário da primeira temporada, foi produzida pela Kyoto Animation. Essa temporada é um Side-Story da primeira temporada, embora os últimos episódios contém fatos que ocorreram entre a primeira temporada e o TSR. Nessa temporada são introduzidos novos personagens que só existem nas Light Novel e que não foram mostrados na primeira temporada do anime. Ela também é uma temporada onde a comédia predomina quase 100%, não tendo nenhuma batalha como na primeira temporada pois é ambientada em sua grande parte do Colégio Jindai, onde Chidori e Sousuke estudam. Essa temporada tem 15 episódios e mais 2 episódios especiais que, segundo a ordem cronológica da série, acontecem paralelamente entre os episódios 1 e 2 da série. Exemplo: Episódio 1/Especial 1; Episódio 2/Especial 2; Episódio 3; Episódio 4 e assim por diante.

Full Metal Panic, The Second Raid

Full Metal Panic: The Second Raid foi ao ar em 2005 e assim como Fumoffu foi produzida pela Kyoto Animation. Os acontecimentos de The Second Raid se iniciam 2 meses após a última batalha da primeira temporada (Full Metal Panic). Com uma qualidade de animação ainda mais superior que as 2 temporadas, essa é considerada por muitos a melhor das 3, apesar de ter apenas 13 episódios. Nessa temporada, a comédia é deixada um pouco de lado, ainda existindo em diversas situações, mas o foco é concentrado nas batalhas da Mithril. Nessa temporada são explicadas mais coisas sobre os Whispereds e também é nela que é identificada a organização secreta por trás de vários acontecimentos no mundo. Essa temporada tem um OVA produzido em 2006 onde a capitã do Thuata de Danaan "Tessa" Testarossa é a personagem principal e nele é mostrado um dia de folga da capitão na base da Mithril.

Nota :A história não acaba no The Second Raid, o anime só cobriu até o volume 11 dos Novels que atualmente já está no volume 20.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Full Metal Panic!

Abertura

  • "Tomorrow" - Mikuni Shimokawa

Encerramento

  • "Karenai Hana" - Mikuni Shimokawa
Full Metal Panic? Fumoffu!

Abertura

  • "Sore Ga Ai Deshou" - Mikuni Shimokawa

Encerramento

  • "Kimi ni Fuku Kaze" - Mikuni Shimokawa
Full Metal Panic - The Second Raid

Abertura

  • "Minami Kaze" - Mikuni Shimokawa

Encerramento

  • "Mouichido Kimi ni Aitai" - Mikuni Shimokawa

Ligações externas[editar | editar código-fonte]