Submarino Nautilus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Nautilus - foi o submarino projetado por Robert Fulton.

Com 6,50m de comprimento, estrutura de ferro coberta com placas de cobre e leme para controle vertical, ele permitia que quatro passageiros ficassem submersos até 6 horas, apresentava ainda torre de observação e propulsores operados manualmente.

Financiado por Napoleão, o inventor contudo, não agradou. Mesmo depois de afundar uma escuna de quatro mastros, os franceses cortaram seu patrocínio em 1804.

No ano seguinte Fulton tentou vender o Nautilus aos britânicos, ao afundar o veleiro de 3 toneladas. Os ingleses não se impressionaram. O motivo da recusas era a incapacidade do submarino acompanhar a velocidade das esquadras navais, perdendo seu diferencial estratégico.

Sua criação, o Submarino Nautilus, foi o primeiro a oferecer a possibilidade de afundar navios inimigos através do disparo de bólidos explosivos recheados de pólvora.

Em 1800, adicionou uma nova palavra ao dicionário naval: torpedo.

Nautilus
Réplica do Nautilus em tamanho natural. Museu naval Cité de la Mer, França.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.