Sulfito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os sulfitos são os sais do ácido sulfuroso H2SO3.

Os sais de sulfito contêm o ânion SO32-, sendo os mais importantes o sulfito de sódio e o sulfito de magnésio. Formam-se ao por em contacto o dióxido de enxofre (SO2) com soluções alcalinas.

Hidrogenossulfitos ou bissulfitos são obtidos ao dissolver SO2 em soluções de sulfitos.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Os sulfitos são utilizados como antioxidantes na indústria alimentar. São produtos desenvolvidos na indústria química. Utilizados também em química inorgânica. Está presente em muitos vinhos e na indústria alimentar. A sua utilização deve estar presente na rotulagem dos alimentos e sua composição.[1]

Também é usado em um método de fabricação de papel, a fim de dissolver a lignina

Reacções adversas[editar | editar código-fonte]

Deve ser ingerido com precaução por pessoas com doença alérgica ou com asma. Há indicações de que os sulfitos causam reacções alérgicas em pessoas que têm sensibilidade a essas substâncias, fazendo com que tenham ressaca, mesmo sem terem bebido em excesso.

O dióxido de enxofre é a causa mais comum dessas reacções, mas não a única. As histaminas e os taninos - substâncias naturalmente presentes nos vinhos, principalmente tintos, também podem causar reações de urticária, irritações na pele, diarreia e asma.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Vally, H.; Misso, N. L. A.; Madan, V. (novembro de 2009). «Clinical effects of sulphite additives». Clinical and Experimental Allergy: Journal of the British Society for Allergy and Clinical Immunology (11): 1643–1651. ISSN 1365-2222. PMID 19775253. doi:10.1111/j.1365-2222.2009.03362.x. Consultado em 5 de fevereiro de 2024 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.