Sulfito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Química A Wikipédia possui o:
Portal de Química

Os sulfitos são os sais do ácido sulfuroso H2SO3.

Os sais de sulfito contêm o anião SO32-, sendo os mais importantes o sulfito de sódio e o sulfito de magnésio. Formam-se ao por em contacto o dióxido de enxofre (SO2) com soluções alcalinas.

Hidrogenossulfitos ou bissulfitos são obtidos ao dissolver SO2 em soluções de sulfitos.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Os sulfitos são utilizados como antioxidantes na indústria alimentar. São produtos desenvolvidos na indústria química. Utilizados também em química inorgânica. Está presente em muitos vinhos e na indústria alimentar. A sua utilização deve estar presente na rotulagem dos alimentos e sua composição.

Também é usado em um método de fabricação de papel, a fim de dissolver a lignina

Atenção[editar | editar código-fonte]

Deve ser ingerido com precaução por pessoas com doença alergica ou com asma. Há indicações de que os sulfitos causam reacções alérgicas em pessoas que têm sensibilidade a essas substâncias, fazendo com que tenham ressaca, mesmo sem terem bebido em excesso.

O dióxido de enxofre é a causa mais comum dessas reacções, mas não única. As histaminas e os taninos - substâncias naturalmente presentes nos vinhos, principalmente tintos, também podem causar reações de urticaria, irritações na pele, diarreia e asma.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.