Sulindaco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estrutura química de Sulindaco
Sulindaco
Star of life caution.svg Aviso médico
Nome IUPAC (sistemática)
{(1Z)-5-fluoro-2-methyl-1-[4-(methylsulfinyl)benzylidene]-1H-indene-3-yl}acetic acid
Identificadores
CAS 38194-50-2
ATC M01AB02
PubChem 5352
DrugBank APRD01243
Informação química
Fórmula molecular C20H17FO3S 
Massa molar 356.412 g/mol
Farmacocinética
Biodisponibilidade Aproximadamente 90% (Oral)
Metabolismo  ?
Meia-vida 7.8 horas, metabolitos mais de 16.4 horas
Excreção Renal (50%) e fecal (25%)
Considerações terapêuticas
Administração Oral
DL50  ?

O sulindaco é um medicamento do tipo antiinflamatório não esteroidal (AINE) derivado metilado do indol, que inibe a produção de prostaglandinas indicado para o alivio da dor, febre e inflamação. Ao parecer, o sulindaco tem uma propriedade independente de inibição da ciclooxigenase que o permite inibir o crescimento de pólipos e lesões pré-cancerosas do cólon, especialmente em pacientes como polipose adenomatosa hereditária e pode ser que tenha outras propriedades anticancerígenas.[1]

Farmacologia[editar | editar código-fonte]

Como outros AINEs, o sulindaco é usado no tratamento da inflamação aguda ou crônica. O sulindaco é um pró-fármaco derivado do sulfinilindeno, que é convertido no corpo por AINE ativo. Mais especificamente, o agente é convertido por enzimas hepáticas em um sulfureto que é excretado na bile e então é reabsorvido pelo intestino.Isto é pensado para ajudar a manter constantes os níveis sanguíneos com reduzida efeitos colaterais gastrointestinais. Alguns estudos têm demonstrado que o sulindaco é relativamente menos irritante para o estômago do que os outros AINE's, com exceção das drogas da classe dos inibidores seletivos da COX-2.

O sulindaco tem uma absorção rápida por via oral alcançando concentrações máximas no plasma sanguíneo ao cabo de 2 horas. A meia-vida é de 7 horas e não altera a excreção urinária de prostaglandinas e tem menor acesso à ciclooxigenase renal, não alterando assim a função renal. Causa efeitos adversos similares aos outros AINE's.[2]

Referências

  1. Sulindac Induces Apoptosis and Inibitivos Tumor Growth in vivo in Head and Neck Squamous Cell Carcinoma. Página visitada em 2008-10-29.
  2. [MedlinePlus] (enero 2006). Sulindac (em español). Enciclopedia médica en español. Página visitada em 10 de noviembre, 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre fármacos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.