Super deformed

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Super deformed, ou apenas SD, é um estilo específico de caricatura japonesa onde os personagens são desenhados de uma forma exagerada, normalmente pequenos e "gordinhos", com membros menos detalhados e cabeças mais largas, para criar uma semelhança com pequenas crianças.

O estilo é muito semelhante ao chibi.

Mídia japonesa[editar | editar código-fonte]

O estilo super deformed é parte da cultura japonesa e é visto em todos os lugares, de propagandas e placas de metrô a animes e mangás.

É normalmente usado no anime e no mangá em breves momentos para mostrar uma emoção extrema e exagerada, como raiva ou surpresa, que normalmente seria difícil de representar ou ficaria estranho se desenhado de forma mais realística. O estilo é feito para ser fofo e é normalmente usado com propósito humorístico em certas partes de uma história.

Proporções[editar | editar código-fonte]

As proporções são normalmente medidas usando "cabeças" como um guia. Considera-se que um adulto comum meça de sete (1:7) a sete cabeças e meia de altura.

A cabeça de um personagem no estilo super deformed equivale a normalmente um terço (1:3)[1] ou metade (1:2) da altura total do personagem,[2] normalmente uma proporção áurea (38 %), com os olhos ocupando a maior parte da cabeça.[carece de fontes?] Alguns artistas podem usar proporções diferentes. Existem outras proporções exageradas que são populares em animes, mas não são consideradas super deformed.[carece de fontes?]

Referências

  1. "A Super Deformed Tutorial" no Bakaneko.com (em inglês). Visitado em 19 de dezembro de 2009.
  2. "Chibi Drawing!" no Polykarbon.com (em inglês). Visitado em 19 de dezembro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.