Taepodong-1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Comparação do Taepodong-1 com outros MRBM's (o 3º da direita para a esquerda)

O Taepodong-1 é um míssil balístico de três estágios desenvolvido pela Coréia do Norte, com tecnologia derivada do míssil SS-1, mais conhecido como R-11 Scud, com alcance estimado entre 2.000 a 2.880 km, e potencial para carregar uma ogiva com massa estimada entre 650 e 1000 quilogramas. O veículo consiste no primeiro estágio de um Nodong-1 modificado para um maior tempo de vôo, tendo no segundo estágio um provável Scud C (Hwasong-6) também modificado para o mesmo fim, e no terceiro estágio um pequeno foguete de combustível sólido. Este míssil provavelmente não está sendo utilizado na Coréia do Norte como um míssil de superfície-a-superfície, mas serviu como uma plataforma de teste para o desenvolvimento da tecnologia de míssies de múltiplo estágio e combustíveis múltiplos, que são tecnologias fundamentais para o desenvolvimento do míssil balístico intercontinental (ICBM).

Descrição[editar | editar código-fonte]

Este míssil tem um diâmetro aproximado de 1,80 metro no primeiro estágio e 0,88 metro no segundo e terceiro estágios, com uma comprimento aproximado de 25 metros e uma massa total de 33.406 quilogramas. Por causa do alcance de mais 2.000 km este míssil pode atingir todo o Japão, carregando uma ogiva com 650 a 1000 quilogramas de explosivos ou armas químicas, biológicas ou possivelmente, nucleares, contudo com uma baixa precisão.

  • Empuxo: 525,25 kN
  • Massa total: 33.406 kg
  • Diâmetro: 1,80 m
  • Altura: 25,80 m
  • Alcance com 1.500kg de carga: 2.000 km
  • Alcance com 1.000kg de carga: 2.500 km
  • Alcance com 50 kg de carga e terceiro estágio: 6.000 km1

O primeiro estágio é composto por um míssil Nodong-1, e o segundo estágio por um míssil Hwasong-6.

História[editar | editar código-fonte]

Em 31 de agosto de 1998, o primeiro e único teste de vôo do Taepodong-1 foi conduzido na base de lançamento de Musudan-ri. O míssil foi lançado com um satélite pequeno, o Kwangmyŏngsŏng-1, na órbita da baixa da atmosfera. O terceiro estágio, que usou o combustível sólido, falhou, não colocando o satélite em órbita, porém o primeiro e segundo estágios separaram-se com sucesso e funcionaram corretamente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mísseis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.