Teatro Municipal de São Carlos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Teatro Municipal de São Carlos
Autor Alderico Vieira Perdigão
Data da construção 1960 a 1966
Inauguração funcional 22 de outubro de 1966
Inauguração oficial 1969
Reinauguração 4 de julho de 2008
Estilo arquitetônico moderno
Cidade São Carlos, SP

O Teatro Municipal de São Carlos, nomeado oficialmente como "Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão", está localizado na cidade de São Carlos, é um dos mais importantes teatros do interior do Estado de São Paulo. Está localizado na rua sete de setembro nº 1735, no centro da cidade.

História[editar | editar código-fonte]

O começo[editar | editar código-fonte]

A cidade tem uma história antiga com peças de teatro, sendo que a primeira apresentação aconteceu em 7 de setembro de 1874. Um pequeno grupo apresentou-se na casa de Raphael Caetano da Silva, com a peça O Poder do Ouro. Dez anos após, em junho de 1884, a Câmara aprovou a doação de Leite Ribeiro de Faria e Cândido de Lacerda para ter um teatro próprio, o qual; foi muito famoso na região pelo seu modelo; que depois foi demolido para a construção do atual.[1]

Idealização, construção e inauguração[editar | editar código-fonte]

A idealização de um teatro para a cidade baseou-se na crescente importância da cidade em âmbito nacional, o crescimento dos movimentos culturais e a grande concentração de imigrantes, principalmente italianos na região. A cidade tinha apenas bons cinemas e necessitava de um teatro a altura do porte da cidade.

O local escolhido para a construção foi o a baixada do córrego da Biquinha, que era uma área onde nasce o referido córrego. Foi idealizado em 1956, por Alderico Vieira Perdigão então prefeito na época. Sua construção durou mais de cinco anos e começou a funcionar em fins de 1966. Foi com a apresentação do TUCA em São Carlos, em 22 de outubro de 1966, que o Teatro Municipal foi inaugurado funcionalmente, com apeça Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto

Depois passou por uma grande reforma, e aí sim foi inaugurado oficialmente em grande estilo em 1969 pelo então prefeito Antonio Massei. Foi construído com capacidade para 364 pessoas, e também com um teatro de arena denominado José Saffiotti Filho.

  • Em sua primeira noite de espetáculo profissional, foi encenada a peça “Esperando Godot” com Cacilda Becker, de Samuel Beckett, o que inseriu São Carlos no roteiro dos grandes espetáculos.
  • O teatro estava fechado desde 2001, sendo que desde 2003 para reformas e remodelação, e foi reinaugurado descaracterizado de sua arquitetura original em 4 de julho de 2008 pelo prefeito Newton Lima Neto, com uma aumento na capacidade para 404 pessoas e com todas as condições de acessibilidade necessárias para os dias de hoje.
  • Foi realizada a 5ª edição do Circuito de Teatro Português no teatro municipal de São Carlos, e foi destaque em revista de Portugal.[2]

Personalidades que passaram pelo teatro[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre teatros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.