Represa do Broa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Represa do Broa

Vista aérea da represa da barragem do Broa
Localização
Localização São Paulo, Brasil Editar isso no Wikidata
Divisão Itirapina e Brotas
Coordenadas 22°11'33.1"S, 47°53'16.8"W
Mapa
Obras 1936 (Para fornecimento de energia)-?
Data de inauguração 1936 (Para fornecimento de energia)
Tipo barragem
Reservatório
Área alagada 6,8 km²
Área de drenagem 0,75 km / km²
Dados da albufeira
Capacidade total 22 000 000
Capacidade útil 0,75 km /
Observações Localizada na APA do Corumbataí, Botucatu e Tejupá, e próxima à EE de Itirapina
Represa do Broa, mostrando, em primeiro plano, a Estação Ecológica (à esquerda) e a Estação Experimental de Itirapina (à direita)

A represa do Broa, ou represa do Lobo, no rio do Lobo está localizada no municípo de Itirapina, estado de São Paulo.

A bacia hidrográfica do reservatório do Lobo é originada pela captação artificial dos ribeirões: Lobo e Itaqueri, e pelos córregos do Geraldo e das Perdizes.[1]

A represa foi construída como reservatório para a Usina Hidrelétrica do Lobo, inaugurada em 1936. É também um dos atrativos naturais da região, e recebe milhares de turistas nos finais de semana que vão em busca de descanso, lazer e recreação, em pescarias, passeios de barco, prática de esportes náuticos, vôlei de praia e camping. A orla da represa, conta com uma boa infra-estrutura: sanitários públicos, telefone, salva-vidas, polícia militar, pronto socorro, igreja, bares, estacionamento e marina.[2]

Possui um clube social com boa infra-estrutura o Iate Clube São Carlos (desativado desde 2012),[3] além do Balneário Santo Antonio.[4]

No local está o Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) da Escola de Engenharia de São Carlos (USP) do campus I de São Carlos, e juntamente com esse departamento há um pequeno aeroporto.[5][6]

A origem do nome "Broa" é incerta. Segundo relatos populares, no passado, haveria uma senhora que vendia broas de milho no local. Outra explicação afirma que o nome seria uma corruptela de "Abreu", em referência à família Abreu Sampaio.[7]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. (PDF). Cdcc.usp.br https://web.archive.org/web/20160303180503/http://www.cdcc.usp.br/bio/para_download/ita/livreto_itaqueri.pdf. Arquivado do original (PDF) em 3 de março de 2016  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. http://www.ilec.or.jp/database/sam/dsam01.html
  3. Iateclubesaocarlos.com.br http://www.iateclubesaocarlos.com.br/clube.php  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  4. Prefeitura Municipal de Itirapina. Balneário Santo Antonio. Disponível em: <http://www.upcomunicacao.com/itirapina/index.php/2013-06-13-18-34-14/secretarias/secretaria-municipal-de-turismo-e-meio-ambiente/balneario-santo-antonio-broa-portaria>.
  5. Shs.eesc.usp.br http://www.shs.eesc.usp.br/crhea  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  6. Shs.eesc.usp.br http://www.shs.eesc.usp.br/crhea/represa-lobo.asp  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  7. Broa Golf Resort. A Represa do Broa. Disponível em: <http://www.broagolfresort.com.br/broa-golf-resort-e-represa-do-broa/>.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CAMPREGHER, Raiza; CARDOSO, Jessica Pires. Novas ruralidades e questão ambiental na Represa do Lobo/Broa. In: IV EICS – Encontro Internacional de Ciências Sociais, 2014, Pelotas/RS. Anais do IV EICS – Encontro Internacional de Ciências Sociais, 2014. Disponível em: <http://www.ruras.ufscar.br/?page_id=19>.
  • CAMPREGHER, Raiza. Discurso e apropriação do espaço na Represa do Lobo/Broa: estudo de caso sobre construção social do ambiente. In: III Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente, 2015, São Carlos/SP. Anais do III Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente, p. 40-60, 2015. Disponível em: <http://www.ruras.ufscar.br/?page_id=19>.
  • CAMPREGHER, Raiza. Dimensão discursiva das questões socioambientais: o caso da “contaminação” da Represa do Lobo/Broa. In: V Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, 2015, São Carlos/SP. Anais do V Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, p. 1-23, 2015. Disponível em: <http://www.ruras.ufscar.br/?page_id=19>.
  • IUCIF, Nicolau Gentil. Estudos na Represa do Lobo (Itirapina/Brotas – SP): revisão de algumas teses e dissertações produzidas pelo PPG-SEA. Monografia. São Carlos, SP: USP, 2011. Disponível em: <http://www.tcc.sc.usp.br/tce/disponiveis/18//180300/tce-29032012-102513/>.
  • VERGARA, F. E. F. Avaliação econômica de ambientes naturais: o caso das áreas alagadas: uma proposta para a Represa do Lobo (Broa) Itirapina, SP. 143f. 1996. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 1996.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]