Praça Coronel Salles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Praça Coronel Salles
Praça Coronel Salles
Tipo logradouro
Geografia
Coordenadas 22° 0' 59.06" S 47° 53' 25.92" O
Mapa
Localização São Paulo - Brasil


A Praça Coronel Salles, também é conhecida informalmente como Praça Central ou Praça dos Pombos, é um espaço público, caracterizado como jardim ou como um pequeno parque com aproximadamente seis mil metros quadrados localizado na região central da cidade de São Carlos. Localiza-se no quadrilátero formado pela avenida São Carlos, ruas Major José Inácio, Sete de Setembro e Dona Alexandrina.

Originalmente era chamada de Largo Municipal, por receber diferentes prédios públicos, sendo que em 1883, foi instalado um casarão para abrigar a Câmara, o Fórum e a Cadeia.[1] A Câmara Municipal funcionou no local até 1920, e em 1921 passou a funcionar no Palacete Conde do Pinhal, posteriormente o edifício foi demolido.

Em 1939, o então prefeito Carlos de Camargo Salles construiu no local a pérgola, porém em 1952 a praça voltou a ser sede da câmara em um outro prédio.

A praça abriga o edifício Euclides da Cunha, atual Câmara Municipal de São Carlos e o edifício Paulino Carlos, atual Escola Estadual Paulino Carlos.[2] O espaço abriga eventos políticos e culturais, sendo que o destaque é o monumento à atleta Maurren Maggi que foi medalha de ouro no salto em distância na Olimpíada de Pequim em 2008.

Reformas[editar | editar código-fonte]

A praça já passou por várias reformas. Em 1967 a 1968, a praça foi totalmente remodelada, sendo que foram cortadas todas as árvores existentes no local, destruída a pérgola, uma rua paralela, retirada todos os postes antigos da iluminação e o prédio que havia servido como Câmara Municipal.

[1] Essa foi a última das reformas, quando foi executado o projeto do arquiteto Marcelo Suzuki, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da USP. Com o projeto, foi refeita a antiga rua do Teatro que dava acesso à Escola Estadual Paulino Carlos, que havia sido desfeita na última reforma, juntamente com a demolição do Cine São Carlos. Destaque ainda para um quiosque e um tabuleiro de xadrez no solo. No estacionamento subterrâneo, será instalado o Museu da Ciência Professor Mario Tolentino.[3] (São Carlos terá outros dois museus: um de Biologia e outro da Matemática). Ao lado da Câmara Municipal será erguida uma tribuna livre. A obra custou R$ 1.642.000,00 e foi entregue em 7 de setembro de 2008.

A reforma mais ampla foi concluída no ano de 1990. Naquele ano a Praça Coronel Salles foi totalmente remodelada, ocasião da construção do estacionamento no subsolo.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Foi eleita, em 2012, pela população de São Carlos como uma das Sete Maravilhas da Cidade.[1]

Referências

  1. a b c Fundação Pró-Memória de São Carlos. Percursos. volume 4. São Carlos: FPMSC, 2012. (Série de cartões postais)
  2. Fundação Pró-Memória de São Carlos. Percursos. volume 1. São Carlos: FPMSC, 2009. (Série de cartões postais)
  3. Saocarlos.sp.gov.br http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/cultura/161911-museu-da-ciencia-prof-mario-tolentino-.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]