Santa Casa de Misericórdia de São Carlos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Hospital
Santa Casa de São Carlos
Nome completo Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos
Localização São Carlos,  Brasil
Fundação 1891
Tipo Privado, sem fins lucrativos
Leitos 337
Especialidades Diversas
Site www.santacasasaocarlos.com.br/site-home_full
editar

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos está localizada no bairro de Vila Pureza, em São Carlos.

História[editar | editar código-fonte]

A Ordem das Santas Casas de Misericórdia foi instituída em Portugal, no ano de 1498, tendo como objetivo principal a prática de obras de caridade.

A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos é a mais antiga instituição assistencial e hospitalar em funcionamento na cidade de São Carlos.

No Brasil a primeira Santa Casa foi fundada no ano de 1543, na Capitania de São Vicente, na vila de Santos, sendo possível a criação da Confraria da Misericórdia de São Carlos no ano de 1891.

Como foi criada[editar | editar código-fonte]

O Sr. Francisco Domingos de Sampaio e sua senhora, Ana Miquelina Ferraz de Sampaio, resolveram que destinariam uma quantia em dinheiro à fundação de uma Santa Casa em São Carlos, para homenagear a seu filho (José) falecido em Jaboticabal, essa iniciativa contagiou a sociedade que organizou uma comissão para dar início ao projeto.

Em 12 de abril de 1891, celebrou-se no então Teatro Ypiranga uma grande reunião, a qual daria início a construção do edifício da Santa Casa. Sendo que o primeiro pavilhão ficou pronto em 1893.

Por causa da epidemia de febre amarela que assolou São Carlos, o pavilhão construído foi rapidamente transformado em Hospital para atender os doentes. Uma comissão de soccoros levantou dinheiro e o valor obtido serviu para ajudar a Santa Casa.

O seu estatuto foi reformulado nessa época, dando caráter religioso a irmandade.

Em 1º de novembro de 1899, realizou-se uma grande solenidade para inauguração do Hospital da Santa Casa.

A Santa Casa de São Carlos, desde então nunca mais parou, e muitos são aqueles que orgulhosamente prestaram valiosa ajuda a irmandade, sendo que até os dias de hoje a sociedade continua ajudando a Santa Casa de São Carlos.

O prédio possui vários pavilhões antigos ainda em uso, no qual se destaca o Pavilhão Conde do Pinhal e o Pavilhão Bento Carlos, uma homenagem a quem muito ajudou a Santa Casa.

Unidades[editar | editar código-fonte]

Divisões
  • Hospital Central
  • Recepção e Provedoria
  • Pronto Socorro
  • Maternidade
  • Enfermaria
  • Centro Cirúrgico
  • Banco de Sangue

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Após anúncio de greve que seria realizada no dia primeiro de novembro, a Justiça de São Carlos impediu a paralisação dos médicos da Santa Casa. A decisão foi concedida após ação civil pública movida pela Prefeitura de São Carlos contra a Santa Casa e 101 médicos. O honorário pago pela instituição por hora dos médicos em um plantão não presencial mas em que deve estar pronto para ser chamado a qualquer hora é de R$12.97 (sem contar descontos de INSS e impostos).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]