Santa Casa de Misericórdia de São Carlos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hospital
Santa Casa de São Carlos
Localização São Carlos,  Brasil
Fundação 1891
Tipo Privado, sem fins lucrativos
Especialidades Diversas
Site www.santacasasaocarlos.com.br/site-home_full
editar

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos está localizada no bairro de Vila Pureza, em São Carlos.

História[editar | editar código-fonte]

A Ordem das Santas Casas de Misericórdia foi instituída em Portugal, no ano de 1498, tendo como objetivo principal a prática de obras de caridade.

A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos é a mais antiga instituição assistencial e hospitalar em funcionamento na cidade de São Carlos.

No Brasil a primeira Santa Casa foi fundada no ano de 1543, na Capitania de São Vicente, na vila de Santos, sendo possível a criação da Confraria da Misericórdia de São Carlos no ano de 1891.

Como foi criada[editar | editar código-fonte]

O Sr. Francisco Domingos de Sampaio e sua senhora, Ana Miquelina Ferraz de Sampaio, resolveram que destinariam uma quantia em dinheiro à fundação de uma Santa Casa em São Carlos, para homenagear a seu filho (José) falecido em Jaboticabal, essa iniciativa contagiou a sociedade que organizou uma comissão para dar início ao projeto.

Em 12 de abril de 1891, celebrou-se no então Teatro Ypiranga uma grande reunião, a qual daria início a construção do edifício da Santa Casa. Sendo que o primeiro pavilhão ficou pronto em 1893.

Por causa da epidemia de febre amarela que assolou São Carlos, o pavilhão construído foi rapidamente transformado em Hospital para atender os doentes. Uma comissão de soccoros levantou dinheiro e o valor obtido serviu para ajudar a Santa Casa.

O seu estatuto foi reformulado nessa época, dando caráter religioso a irmandade.

Em 1º de novembro de 1899, realizou-se uma grande solenidade para inauguração do Hospital da Santa Casa.

A Santa Casa de São Carlos, desde então nunca mais parou, e muitos são aqueles que orgulhosamente prestaram valiosa ajuda a irmandade, sendo que até os dias de hoje a sociedade continua ajudando a Santa Casa de São Carlos.

O prédio possui vários pavilhões antigos ainda em uso, no qual se destaca o Pavilhão Conde do Pinhal e o Pavilhão Bento Carlos, uma homenagem a quem muito ajudou a Santa Casa.

Unidades[editar | editar código-fonte]

  • Hospital Central
  • Pronto Socorro
  • Maternidade
  • Centro Cirúrgico
  • Banco de Sangue

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Após anúncio de greve que seria realizada no dia primeiro de novembro, a Justiça de São Carlos impediu a paralisação dos médicos da Santa Casa. A decisão foi concedida após ação civil pública movida pela Prefeitura de São Carlos contra a Santa Casa e 101 médicos. O honorário pago pela instituição por hora dos médicos em um plantão não presencial mas em que deve estar pronto para ser chamado a qualquer hora é de R$12.97 (sem contar descontos de INSS e impostos).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]